quarta-feira, 20 de abril de 2011

Amigos para sempre

Dilma e o general Enzo Peri: na comemoração do Dia do Exército, a presidente disse que tem “plena confiança na eficiência dos integrantes da força terrestre” e que a instituição é “fonte de orgulho para o país”.

Dilma diz que Exército é orgulho do país

Pela primeira vez na sede da força desde que foi eleita, presidente fala do "direito aos direitos humanos" no Brasil

Chico de Gois

BRASÍLIA. Em mensagem lida na comemoração do Dia do Exército, ontem, no Quartel General da força, a presidente Dilma Rousseff foi pródiga em elogios à instituição, usando adjetivos comuns da caserna, como "trabalhadores altivos", "nobre missão" e "valores inerentes". Dilma, que pela primeira vez como presidente participou de uma solenidade na sede do Exército, destacou que o país tem "vocação pacífica e democrática, que valoriza o diálogo, a Justiça, o direito aos direitos humanos".

Dilma disse que o Exército é uma instituição respeitada dentro e fora do país. "A sociedade brasileira tem plena confiança na eficiência dos integrantes da força terrestre. Os valores que lhes são inerentes - patriotismo, profissionalismo e dedicação - fazem dessa instituição uma fonte permanente de orgulho para o país", diz a mensagem de Dilma.

Peri: Exército deve cruzar a ponte que o separa do futuro

O comandante do Exército, Enzo Peri, também ressaltou que a força está comprometida com a democracia. Em pronunciamento feito durante solenidade, Peri foi enfático:

- Povo brasileiro, orgulhe-se de seu Exército genuinamente nacional, comprometido com os valores democráticos e em permanente estado de prontidão para defender nosso solo e nossa gente.

Peri defendeu que o Exército cruze a ponte "que o separou do futuro":

- Hoje, vivemos um momento singular dessa nossa História. É dada a esta geração a oportunidade, mais que isso, o dever de cruzar a ponte que nos separou do futuro, deixando para trás, de forma definitiva e irreversível, o sonho de ser potência emergente para alinhar-se entre os principais atores globais, credor de respeito internacional, possuidor de voz ativa em foros mundiais e detentor de responsabilidades que ultrapassam nossas fronteiras - discursou.

Peri também sugeriu que é necessário ao Exército queimar etapas, não especificando quais:

- Isso impõe, para a força terrestre, que se queimem etapas para, de um salto ousado, se chegar à sua transformação, como já propõe a Estratégia Nacional de Defesa.

O Exército distribuiu condecorações a mais de 257 personalidades, como dez ministros, entre eles a da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que defende a instalação da Comissão da Verdade - projeto que enfrenta resistência de parte das Forças Armadas. Dilma quebrou o protocolo e, em vez de subir ao palanque, fez questão de cumprimentar um a um os ministros, incluindo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que se encontravam na primeira fila dos agraciados.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: