terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

200º aniversário de Charles Dickens

Quem foi Charles Dickens

Charles John Huffam Dickens, FRSA (Portsmouth, 7 de Fevereiro de 1812 — 9 de Junho de 1870), que também adoptou o pseudónimo Boz no início da sua atividade literária, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana.[1] A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist".

Conheça um pouco sobre a vida de Charles Dickens.

Você gosta de assistir seriados na TV? Saiba que Charles Dickens foi responsável pela popularização da publicação em série para manter o público ansioso.

Você gosta de seriados e novelas na TV? Saiba que Charles Dickens foi responsável pela popularização deste tipo de história, muitos de seus escritos foram publicados originalmente em série, em parcelas mensais, um formato de publicação que Dickens próprio ajudou a popularizar. Ao contrário de outros autores que completaram romances antes de serialização, Dickens, muitas vezes criou os episódios como eles estavam sendo serializada. A prática emprestou suas histórias um ritmo particular, pontuada por cliffhangers para manter o público ansioso para a próxima parcela.

Nascido em 7 de fevereiro de 1812, Charles Dickens foi um romancista Inglês, considerado um dos maiores, ou até mesmo o maior escritor do período vitoriano. Dickens teve e continua tanto uma grande popularidade e fama, maior do que teve qualquer outro escritor anterior a ele.

Charles Dickens continua a ser popular nos dias de hoje por ter sido responsável por alguns dos mais emblemáticos romances da literatura Inglesa. Um dos principais trabalhos de Charles Dickens foi escrito em 1860 e publicado em capítulos em jornais londrinos, o romance “Great Expectations” (“Grandes Esperanças”) é considerado o mais perfeito de Dickens por atingir o difícil equilíbrio entre a realidade e a fantasia, a crítica social e o melodrama – tudo temperado com uma bem-humorada reflexão sobre o destino humano.

Uma história de Natal de Charles Dickens

Outra obra que marcou a carreira de Charles Dickens foi seu conto natalino, “A Christmas Carol” (“Canção de Natal” ou “Um conto de Natal”) de 1843 foi escrito por Charles Dickens em menos de um mês, apenas para pagar algumas dividas do escritor, chamado por ele de seu “livrinho de Natal”, o livro acabou se tornando um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos, logo nos primeiros dias, mais de seis mil cópias foram vendidas.

Esta obra se baseia em uma noite de véspera de Natal de um homem avarento que não gosta da comemoração e recebe a visita de espíritos natalinos. Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisavam. Um verdadeiro clássico que foi (e será) reencenado e adaptado para diversos personagens diferentes durante muitos anos.

Nenhum comentário: