sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Marina desautoriza Rede de Minas Gerais a decidir sobre coligações

Partido de Marina diz que intenção é ter, com o PSB, chapas nos estados

Gustavo Uribe, Ezequiel Fagundes

SÃO PAULO E BELO HORIZONTE - O comando nacional da Rede Sustentabilidade divulgou nota nesta quinta-feira para informar que não foi consultado sobre a posição manifestada na quarta-feira pelo grupo ligado à legenda em Mina Gerais de romper com o PSDB no estado e lançar candidatura própria da coligação PSB-Rede. No texto, a direção nacional ressalta que a nota foi publicada pelo grupo “Rede Sustentabilidade Elo MG” e expressa o posicionamento apenas de “filiados de Minas Gerais”.

— A Executiva Nacional da Rede não foi consultada. A nota foi publicada pelo Rede Sustentabilidade Elo MG e é a manifestação de pessoas ligadas à Rede, mas não da Rede — afirmou o coordenador executivo nacional da Rede, Bazileu Margarido.

O comando nacional da legenda reafirma, no entanto, que a disposição atual da Rede Sustentabilidade é de lançar, com o PSB, “chapas próprias estaduais comprometidas com a nova política e com o desenvolvimento sustentável”.

“A Rede reafirma sua prioridade na definição de candidaturas que reflitam seus valores e princípios e reforcem o projeto nacional da aliança com o PSB. Esse processo vem sendo conduzido pela executiva do partido e se intensificará após a divulgação das diretrizes do programa da coligação. A disposição é a de caminhar em conjunto com o PSB para chapas próprias estaduais comprometidas com a nova política e com o desenvolvimento sustentável”.

PSDB ignora reação
Aliados do senador Aécio Neves ignoraram a tentativa do grupo ligado à Rede no estado. Depois de vetar a aliança dos socialistas com os tucanos em São Paulo, marineiros divulgaram ontem um comunicado oficial na internet exigindo candidatura própria em Minas. Segundo a nota, a intenção é acabar com a hegemonia dos tucanos e oxigenar as práticas políticas do estado, desgastado com o rodízio de velhos grupos no poder do segundo maior colégio eleitoral do país.

Na avaliação do deputado federal Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro, a Rede não tem capilaridade política para decidir os rumos do PSB. O parlamentar tucano destaca que os socialistas fazem parte do governo desde 2003, primeiro ano do primeiro de gestão Aécio. Atualmente, os socialistas estão no primeiro escalão ocupando a secretaria de Educação. Pestana afirma que as conversas entre as duas legendas vão continuar.

“Nossa interlocução é com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, com o deputado federal Júlio Delgado, presidente do partido. Em âmbito nacional, é o Aécio diretamente com o Eduardo. O posicionamento da Rede não altera em nada”.

Presidente do PSB em Minas, Júlio Delgado deixou claro que a possibilidade de aliança, ainda no primeiro turno, entre seu partido e o PSB é uma alternativa viável. Para Delgado, a aliança eleitoral, em âmbito local, pode ser vantajosa em um eventual segundo turno.

“Nosso estado têm suas particularidades, que não precisam seguir o cenário nacional, em que o PSB e o PSDB terão seus candidatos a presidente. É possível que um deles vá ao segundo turno e, nesse caso, é preciso deixar pontes construídas”. O deputado socialista, no entanto, afirma que a decisão ainda não está tomada.

Em caso de candidatura própria, o PSB ainda enfrenta a falta de nomes viáveis eleitoralmente. A alternativa mais forte é o prefeito Marcio Lacerda. Ex-secretário no governo Aécio, eleito e reeleito com o apoio do grupo político do senador tucano, Lacerda não tem demonstrado a menor intenção.

Recém-filiado ao PSB, o empresário Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, é lembrado. O cartola, no entanto, está inclinado em tentar conquistar pela primeira vez um mandado de deputado federal ou estadual. Principal aliado de Aécio no PSB, Delgado pode ir para o sacrifício para dar palanque único a Campos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: