quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aécio corteja PSDB paulista de olho em vitória no estado em outubro

Senador deverá dar cargos na campanha a tucanos de SP para garantir amplo apoio no maior colégio eleitoral do país

Visitas do presidenciável ao estado têm sido freqüentes

Silvia Amorim

SÃO PAULO - As visitas feitas pelo senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, a diversas regiões do estado de São Paulo são apenas uma parte visível da estratégia montada pelo mineiro para garantir o engajamento total do PSDB paulista ao seu projeto eleitoral. Aécio tem apostado também em, pelo menos, outras duas frentes para viabilizar uma vitória na urnas no maior colégio eleitoral do país.

Uma delas é a distribuição de funções na equipe de campanha a tucanos paulistas. A outra iniciativa deverá ser confirmada em breve com o anúncio de que São Paulo será escolhido para sediar o lançamento da pré-candidatura de Aécio.

Os convites a paulistas para integrarem o núcleo da campanha têm sido feito aos poucos pelo senador. Algumas sondagens já foram confirmadas, como a indicação do deputado Carlos Sampaio, da região de Campinas, para a coordenação jurídica, e do ex-deputado Xico Graziano para comandar a área de redes sociais e internet. O ex-prefeito de Piracicaba Barjas Negri está auxiliando na elaboração do programa de governo para a saúde. Ele acompanhou Aécio a uma reunião mês passado na capital.

Para essa montagem, há um foco especial sobre aliados do ex-governador José Serra. O vereador Andrea Matarazzo deverá assumir um posto na coordenação da equipe de campanha na capital paulista e o senador Aloysio Nunes Ferreira é cotado para a coordenação nacional — se não for indicado para a vice de Aécio.

Os convites a paulistas são uma tentativa de envolver diretamente lideranças da sigla no estado na coordenação da campanha e evitar que se repita este ano o cenário de divisão partidária e de certo revanchismo das duas últimas eleições presidenciais entre o PSDB de São Paulo e Minas Gerais.

Além dos escalados para atuar na campanha, Aécio tem aproveitado toda oportunidade para fazer pedidos de engajamento a tucanos em São Paulo.

No caso do lançamento da pré-campanha, a data do evento ainda não foi definida, embora esteja previsto para o fim de março. A cúpula do partido espera uma decisão de Serra sobre seus planos eleitorais para acertar a data e o local. Seria importante, segundo aliados do senador, que Serra participasse do evento.

O ex-governador tem mantido conversas com lideranças do partido, mas, por enquanto, não anunciou a que cargo disputará a eleição — senador ou deputado federal. Interlocutores próximos dele já consideram uma possibilidade factível uma candidatura dele à Câmara dos Deputados. O PSDB vê essa como a melhor opção para o partido, já que, com uma votação expressiva, ele poderia ajudar a ampliar a bancada tucana.

— Eu reencontrei o Aécio num almoço semanas atrás em São Paulo depois de muito tempo que não nos víamos. Ele pediu para que eu sentasse à mesa e me pediu que trabalhasse pela candidatura dele no estado. Não foi um convite para integrar a equipe, mas um pedido de apoio político — afirmou o ex-deputado Arnaldo Madeira.

“Me deem a vitória em SP”
O que move Aécio a fazer a corte aos paulistas é a necessidade de vencer a eleição em São Paulo para ter um mínimo de chance de levar a Presidência da República. "Me deem a vitória em São Paulo que eu dou a vocês a Presidência da República". A frase tem sido dita por ele nos encontros regionais no estado com políticos e militantes do PSDB e mostra o peso que São Paulo terá para a candidatura de Aécio. O senador quer evitar que aconteça em São Paulo o que houve em Minas Gerais em 2010, quando o candidato do PSDB, José Serra, perdeu para a então candidata do PT, Dilma Rousseff, nos dois turnos.

A popularidade de Aécio ainda é baixa em São Paulo e está longe do patamar alcançado pelos presidenciáveis tucanos anteriores — Serra e Geraldo Alckmin — cerca de 40% dos votos válidos. O PSDB está monitorando com pesquisas periódicas o desempenho do mineiro especificamente no estado. A mais recente sondagem, em janeiro, sinalizou que Aécio teria chegado aos 19% das intenções de voto dos paulistas. Embora muito aquém da marca histórica dos tucanos, o dado foi comemorado.

— Atribuímos o crescimento dele no estado às visitas realizadas no interior. A nossa meta era chegar a esse patamar em maio. A orientação agora é prosseguir com as viagens até completar todas as regiões do estado — disse o presidente do PSDB em São Paulo, Duarte Nogueira.

Na próxima semana, Aécio estará no litoral sul do estado. Até o fim de março, visitará o Vale do Ribeira, região mais pobre do estado, e o Vale do Paraíba, uma das mais desenvolvidas. Com isso, concluirá o tour pelo estado nessa fase de pré-campanha.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: