sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Nelson Motta - Em busca da cidade perdida

- O Globo

A economia está melhorando lentamente em todo o Brasil. Menos no Rio de Janeiro. O desemprego diminui em quase todos os estados. Mas aumenta no Rio. O crime está caindo no Brasil, mas no Rio está caindo menos. Todos sabem as razões da tragédia carioca: a corrupção, a incompetência e a ignorância de nossos governantes, a completa desmoralização da Alerj e da Câmara Municipal, do TCE e do TCM, e de um dos Judiciários mais corruptos do país. Não podia mesmo dar certo, até que a conta chegou.

Quem ainda acreditava na eficiência do “rouba, mas faz” entendeu a relação do apodrecimento e do aviltamento das instituições com o ambiente para desastres administrativos e a instituição de um espírito de cinismo, descrença e descompromisso entre seus agentes. A história da decadência do Rio de Janeiro é a prova.

As “melhores” administrações se revelaram as mais corruptas, e as mais incompetentes deram tanto prejuízo quanto. Não há ideologia nem boas intenções que sobrevivam ao pântano moral carioca, a uma cultura permissiva, promíscua e quadrilheira que perpassa as administrações.

Virou um “estilo carioca”, no mau sentido. O que era irreverência virou desrespeito, a graça virou grossura, a simpatia virou antagonismo, a malandragem virou crime. E o humor é de Crivella.

A cada dia de seu desmandato, Crivella nos dá saudades de nossos piores prefeitos. Agora ele tenta atribuir suas gafes, grosserias e preconceitos a um “humor carioca” em que só ele, com seu sorriso amarelo, acha graça, tentando desmoralizar uma juíza por ser bonita, forte e tatuada, como se a feiura e esqualidez, como a dele, fossem requisitos para ter credibilidade. O que se pode esperar de um cara que despreza a beleza, a alegria e a liberdade individual ? Esta obsessão de ver sexo, perversão e pornografia em tudo não é coisa de religioso: é de tarado, kkkk.

Resta à oposição carioca, se é que existe e pensa, agradecer a Crivella por abrir caminho para qualquer adversário que represente o seu oposto. Terá o meu voto.

Nenhum comentário: