quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lula diz que não lê jornal nem revista e critica mídia

Clarissa Oliveira
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Em entrevista, ele diz por que evita noticiário: ‘Tenho problema de azia’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que não faz parte de sua rotina ler jornais ou revistas, nem acompanhar o noticiário de sites e blogs na internet. Em entrevista à revista Piauí, o presidente justificou sua aversão à prática: “Porque tenho problema de azia.”

“A imprensa brasileira tem um comportamento histórico em relação a mim”, disse o presidente. Destacou, porém, que sua chegada ao Palácio do Planalto é “produto direto da liberdade de imprensa”.

Lula disse ainda não se preocupar com a forma como é retratado, por confiar na “inteligência de quem assina uma revista ou um jornal, de quem vê televisão e escuta rádio”.

Para o presidente, os cidadãos têm hoje maior capacidade de interpretar os fatos. O motivo, segundo ele, é o avanço tecnológico, que trouxe mais pluralidade de fontes de informação. “Não tem mais apenas a informação de tal revista ou de tal jornal”, disse, citando a existência de inúmeros sites noticiosos na internet e “300 blogs com comentários diferentes”. “Isso democratiza a imprensa, aumenta a capacidade do cidadão em interpretar o que lê.”

Apesar de não ter o hábito de acompanhar o noticiário com frequência, Lula se considera bem informado. “Um homem que conversa com o tanto de pessoas que eu converso por dia deve ter uns 30 jornais na cabeça todo santo dia”, explicou, acrescentando que é avisado pelo ministro Franklin Martins (Comunicação Social) ou por Clara Ant, sua assessora especial, “quando sai alguma coisa importante”.

O presidente se mantém distante de jornais e revistas mesmo quando dispõe de tempo livre. “Recomendaria a qualquer presidente que se afaste dos políticos e da imprensa nos fins de semana”, afirmou.
MEU COMENTÁRIO:
Coisa horrível! Nem necessita comentários.

Nenhum comentário: