segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Serra também já se movimenta

Ricardo Galhardo
DEU EM O GLOBO

Aécio, por sua vez, intensificará agenda antes das prévias

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Oficialmente ninguém confirma, mas a movimentação do governador José Serra (PSDB) deixa evidente que o tucano já trabalha fortemente pela sua candidatura à Presidência em 2010. Serra tem viajado para outros estados, negociado alianças, fortalecido sua liderança sobre o PSDB paulista e adotado agendas nacionais, como forma de marcar sua posição e criticar o governo federal.

- É evidente que uma figura pública da estatura do Serra, governador de São Paulo, que pretende ser o candidato do PSDB à Presidência, está se movimentando. Mas são movimentos, não é campanha - diz o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal.

De acordo com assessores de Serra, a data limite para que o governador coloque seu bloco na rua é 3 de outubro, quando encerra o prazo de filiação partidária para as eleições de 2010. A partir de então, estará dirimida a incerteza sobre os próximos passos do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, rival de Serra na disputa interna.

Enquanto isso, o governador se movimenta. Para estreitar seus laços com o PSDB paulista, ele tem dedicado as sextas-feiras a viagens pelo interior. A medida é necessária para manter a coesão do partido no estado mais importante do país, que ficou ameaçada depois das divergências entre Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin na eleição municipal. A nomeação de Alckmin para a Secretaria estadual de Desenvolvimento é vista como mais um lance de Serra para unificar o partido.

O apoio do governador ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) contra Alckmin na eleição municipal de 2008 foi outro lance com vistas a 2010. Com isso, Serra atraiu não só o DEM, mas também parte do PMDB ao deixar a vice-prefeitura com Alda Marco Antônio, do grupo do ex-governador Orestes Quércia.

Sempre que pode, Serra inclui temas nacionais em sua agenda, como o aquecimento global e a crise financeira mundial. E não perde oportunidades de fustigar o PT. Na semana passada, reclamou que os prefeitos petistas não dão publicidade às parcerias com o governo estadual. Isso levou o PT paulista a divulgar nota dizendo que Serra antecipa a campanha. A nota foi encarada como piada no Palácio dos Bandeirantes.

Com muita disposição para enfrentar o colega Serra nas prévias do PSDB, o mineiro Aécio Neves tem conversado com políticos de todos os partidos e já organiza uma agenda de viagens pelo país. Mas, cauteloso, não montou uma equipe, ainda que informal, para tratar de 2010.

Tem, porém, aliados empenhados em tornar realidade seu projeto. É o caso, por exemplo, do deputado federal Rodrigo de Castro, dirigente do PSDB de Minas. Até que as prévias saiam do papel e sua pré-campanha consiga ganhar corpo, Aécio propõe que ele e Serra iniciem, no próximo mês, um périplo pelas cinco regiões do país para discutirem as propostas do PSDB para o Brasil. Ele considera que, para neutralizar o avanço do adversário do PSDB, a ministra Dilma e o presidente Lula, os tucanos precisam agir, e rápido. E sustenta que as prévias não põem em risco a unidade do PSDB.

- O PSDB tem uma oportunidade extraordinária de se preparar para 2010 andando pelo país. As prévias representam uma oportunidade que não temos o direito de perder. Antes disso, porém, eu e Serra poderemos percorrer juntos o Brasil falando sobre nossos projetos para o país - diz Aécio.
Colaboraram: Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos

Nenhum comentário: