segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Gabeira e tucanos articulam chapa para 2010

Flávio Tabak
DEU EM O GLOBO


Reunião na casa de Marcello dá início a projeto: PSDB do Rio quer também formar palanque para Serra ou Aécio

Com um carnaval de antecedência, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) começa a se movimentar com o PSDB do Rio para a campanha de 2010. Os primeiros passos foram dados na manhã de ontem, durante reunião organizada na casa do ex-governador Marcello Alencar (PSDB) em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Entres os pontos discutidos, pesou o quadro nacional, já que a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, mantém agenda de pré-campanha. Encontros entre Gabeira e os governadores tucanos de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, serão marcados.

Embora o deputado não tenha decidido se disputará o governo do estado ou uma vaga no Senado, a cúpula do PSDB fluminense está preocupada em formar, desde já, o palanque para o candidato tucano a presidente, independentemente de quem seja. Além de Gabeira e Marcello Alencar, participaram da reunião o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, o deputado federal Otávio Leite, ambos do PSDB, e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Eloi Fernández.

Gabeira diz que a corrida política já começou, influenciada pelas ações de Dilma.

- Teve influência (a pré-campanha de Dilma). O processo foi iniciado, e, quando isso acontece, todos os atores têm que se mover. Concluímos que, como a nossa campanha será no estado, não há o que esperar. É preciso começar a estabelecer contato. Ficamos de conversar com os possíveis candidatos a presidente do nosso campo (Serra e Aécio). Não dá para esperar - contou o deputado, depois do encontro promovido por Marcello, que serviu mate e pasta árabe para os convidados.

Candidaturas abertas para atrair outras legendas

O PSDB fluminense quer Gabeira como candidato a governador, mas o deputado vai adiar a decisão para não atrapalhar a formação da futura chapa, que também conta com o PPS. Não há motivo, segundo o que foi discutido ontem, para antecipar disputa por cargos. Outras legendas, como o DEM, poderiam se afastar se achassem que as cartas já estariam marcadas.

- Não queremos apresentar um prato feito para os partidos. Foi apenas um pontapé inicial, um levantamento da situação. Não houve decisão. Temos que começar, a partir de quinta-feira, a examinar situações específicas no estado - contou Gabeira.

Além da reedição da chapa montada no segundo turno da eleição municipal de 2008 na capital, os tucanos ainda contam com os votos na Baixada Fluminense do prefeito e presidente estadual da legenda, José Camilo Zito. Já o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) mandou avisar na reunião de ontem: é um "soldado" da chapa e pode se candidatar a qualquer cargo para ajudar a coligação nacional.

- Não estamos inventado nada de novo, mas sim retomando a aliança que foi construída. Ela expressa a preocupação com uma nova forma de fazer política no estado - afirma o deputado Otávio Leite.

As cidades que terão maior atenção, inicialmente, são as da serra, como Nova Friburgo e Petrópolis, e algumas do Sul do estado: Volta Redonda, Resende e Barra Mansa. A ideia é articular com forças alternativas. Os tucanos também começaram a olhar mais de perto a administração do governador Sérgio Cabral (pré-candidato à reeleição pelo PMDB) para montar a futura plataforma de governo.

Nenhum comentário: