segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Presidente debate caso Battisti com italianos

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Andrei Netto

Antes de participar de reunião prévia da Cúpula Mundial contra a Fome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve audiência com o ex-presidente do Conselho Italiano Massimo D"Alema, com quem falou sobre o futuro do ativista Cesare Battisti.

Hoje o caso Battisti também deve ser tratado na reunião bilateral entre Lula e o presidente do Conselho, Silvio Berlusconi.

Ex-líder comunista e, hoje, deputado do Partido Democrático (PD), D"Alema discutiu com Lula os rumos da esquerda no mundo. Questionado pela imprensa, o italiano contou que a situação do ativista Cesare Battisti também foi debatida.

O PD, principal partido de centro-esquerda da Itália, é favorável à extradição, pedido que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"O presidente me explicou que a questão está nas mãos dos magistrados. Caberá à magistratura decidir nos próximos dias", relatou D"Alema.

No sábado, ainda em Paris, Lula disse aos jornalistas que "pouco pode fazer quando o processo está nas mãos da instância superior" da Justiça brasileira. "Tenho de esperar a decisão da suprema corte para saber se sobra alguma coisa para o presidente da República fazer."

SAVANA

Ontem, Lula participou de reunião com líderes políticos sobre o desenvolvimento da agricultura na savana africana. Primeiro compromisso oficial de Lula em Roma, o encontro antecedeu a conferência de segurança alimentar, que será aberta hoje.

Nenhum comentário: