terça-feira, 9 de agosto de 2011

Oposição pretende ouvir todos os acusados


Ministro da Agricultura falará pela segunda vez no Congresso sobre as denúncias

BRASÍLIA. A oposição promete reagir à blindagem do Palácio do Planalto ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que deverá comparecer pela segunda semana consecutiva ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção na sua pasta. Desta vez, ele falará na Comissão de Agricultura do Senado, amanhã. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), disse que só a presença do ministro não será mais suficiente. Ele protocolou ontem novos requerimentos na comissão convidando Milton Ortolan, o ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura; Oscar Jucá Neto, ex-diretor financeiro da Conab; e o lobista Júlio Froes, a também prestarem esclarecimento.

Ortolan pediu demissão ao ser identificado como a pessoa que teria garantido o acesso do lobista Júlio Froes ao Ministério da Agricultura. Mas foi Jucá Neto - irmão do líder do governo do Senado, Romero Jucá (PMDB-AP) - quem fez as primeiras denúncias sobre a existência de corrupção na Agricultura, após ser demitido da diretoria financeira da Conab. No requerimento, Álvaro Dias justifica que a intenção é buscar esclarecimentos sobre "mais uma entre as inúmeras denúncias das graves irregularidades que se proliferam por toda estrutura da administração pública".

Já o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), anunciou que o partido está pedindo que o Ministério Público Federal no Distrito Federal que abra investigação sobre as novas denúncias. Na mesma linha, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse que a demissão de Ortolan reforça a necessidade de investigações profundas na pasta.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: