sábado, 22 de outubro de 2011

Nos bastidores, oposição festeja permanência

Para parlamentares, decisão de Dilma de manter Orlando Silva no Esporte vai aumentar desgaste do governo

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Nos bastidores, a permanência de Orlando Silva no comando do Ministério do Esporte chegou a ser comemorada pela oposição. A avaliação é que a presidente Dilma Rousseff, com essa decisão, poderá aumentar ainda mais o desgaste de seu governo. Publicamente, porém, o discurso é outro, em favor da saída imediata do ministro do cargo. Os dirigentes do PSDB e do PPS vão além e defendem que a pasta saia das mãos do PCdoB e passe a ter uma gestão técnica e profissional.

- Esse é o calvário a que é submetido todo ministro que sucumbe. Isso, pela indecisão e insegurança da presidente. Mas, diante de provas tão visíveis sobre o esquema de corrupção montado no Ministério do Esporte, não há como Orlando Silva se sustentar por muito mais tempo - afirmou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR).

Na oposição, o PPS, um ex-partido comunista, tem sido a legenda mais crítica na cobrança pela saída de Orlando Silva do cargo. O líder da bancada na Câmara, Rubens Bueno (PR), defendeu ontem não só a demissão do ministro como a saída do PCdoB do comando do Ministério do Esporte. O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), foi outro que sugeriu que a presidente escolha um técnico como substituto de Orlando Silva para evitar novos problemas políticos em meio aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

- O ministro Orlando já devia estar fora do cargo. Com sua saída, a presidente deveria optar por uma gestão profissional para a pasta como forma de preservar a área de novos desgastes políticos. Em meio aos preparativos para a Copa do Mundo, o Ministério do Esporte não pode ficar sob o domínio de nenhum partido. Não há outra alternativa para que o governo garanta uma gestão profissional e completamente limpa - defendeu Guerra.

- O cavalo da sorte tem passado arreado em frente da presidente Dilma várias vezes, e ela não monta. Ela deveria aproveitar esta nova oportunidade para começar a desmontar este modelo de loteamento de seu governo. Por que o substituto tem de ser do PCdoB? Sua procura deveria ser pelo nome que melhor compõe o posto - emendou o senador Álvaro Dias.

Deputado atribui escândalos a loteamento de cargos

Para o líder do PPS, a demissão de Orlando Silva do comando do Ministério do Esporte, por si só, não será suficiente para conter o esquema de corrupção montado pelo PCdoB ao longo dos últimos anos.

- A presidente Dilma precisa ordenar o desmonte completo do aparelho de corrupção que funciona, de forma azeitada, dentro do Ministério do Esporte. Até porque as denúncias estão espalhadas por todo o país e não se resumem apenas ao caso de cobrança de propina revelado pelo policial João Dias Ferreira - justificou Bueno.

Na avaliação do líder do PPS, a prática de entregar ministérios de "porteira fechada" a alguns partidos tem agravado os escândalos de corrupção no governo.

- Esse loteamento é que leva a situações como essa (do Ministério do Esporte). O governo precisava escolher pessoas preparadas, qualificadas para que o ministério trabalhe para desenvolver as políticas públicas e não para atender interesses deste ou daquele partido - acrescentou Bueno, que vem defendendo a instalação de uma CPI para investigar as irregularidades do governo.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: