terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sem presença do PT, cúpula do PSDB prestigia evento da Força Sindical

São Paulo - Prestigiada pela cúpula do PSDB ontem à noite, a Força Sindical não recebeu a mesma demonstração de interesse do PT. No evento de lançamento do livro contando a história dos 20 anos da central, os tucanos levaram o ex e o atual governador de São Paulo, José Serra e Geraldo Alckmin, enquanto os petistas deram, no máximo, telefonemas para lamentar a agenda apertada.

"O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ligou para falar que estava preso em outro compromisso e não poderia vir. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, enviou alguns representantes. E o [ex-ministro da Casa Civil] José Dirceu lançou hoje [ontem] o livro dele no Rio de Janeiro", listou o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho. "Os tucanos vieram em mais peso, mas acho que é porque estão mais perto", desconversou.

A ausência ocorre no momento em que o PSDB trabalha para estruturar um núcleo sindical e se aproxima da Força. A central cedeu vários sindicalistas para o partido nos últimos meses, principalmente em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, Estados governados por tucanos. O objetivo é formar um braço no movimento dos trabalhadores e tentar fazer frente, ou pelo menos diminuir a influência, do PT nos sindicatos. Para a Força, interessa ter o apoio de um partido grande para competir com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada aos petistas.

Os tucanos consideram a aproximação importante para a eleição de 2014. Em 2010, o partido não teve apoio de nenhuma das seis centrais sindicais - cinco ficaram a favor da então candidata Dilma Rousseff (PT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) permaneceu neutra, com dirigentes ajudando os candidatos com quem tinham mais afinidade. "Somos um partido social-democrata, temos que estar próximos dos trabalhadores", disse Alckmin, que defendeu a entrada de sindicalistas como forma de "oxigenar" o PSDB.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: