sexta-feira, 9 de março de 2012

Lindbergh sugere renúncia de Jucá

Por Raquel Ulhôa

BRASÍLIA - A rejeição da recondução de Bernardo Figueiredo na direção-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo plenário do Senado, na quarta-feira, gerou uma crise entre PMDB - partido que tem a maior bancada na Casa e apontado como principal responsável pela derrota do governo - e o PT, além de provocar mobilização da ministra da Casa Civil, Ideli Salvatti, em busca de aproximação com líderes aliados.

Lindbergh Farias (PT-RJ), que foi relator da mensagem da presidente Dilma Rousseff reconduzindo Figueiredo, disse que o PMDB não tratou o PT "com respeito" e chegou a sugerir o afastamento do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). "Não acredito numa rebelião daquele tamanho no PMDB sem o conhecimento prévio do Jucá. Quem nomeia o líder do governo é a presidente da República. Mas, se eu fosse ele, pediria para sair."

Jucá, que tem alegado surpresa com o resultado da votação (36 votos contra a recondução, 30 a favor e uma abstenção), reagiu no mesmo tom. "Conversei com todos os líderes partidários e o senador Lindbergh não é líder. Eu trato com líderes e eles, com as bancadas. E quem escolhe o líder do governo é a presidente. Quando o senador for presidente, ele escolherá."

Embora a votação tenha sido secreta, nem mesmo as lideranças do PMDB negam que boa parte dos senadores do partido tenha votado contra a recondução. Os partidos de oposição, sozinhos, têm apenas 16 votos na Casa e nem todos estavam presentes. Entre os aliados, há muitas queixas contra o tratamento recebido do governo, que vão desde recursos de emendas ao Orçamento não liberados até indicações para cargos não acolhidas.

O líder do PT, Walter Pinheiro (BA), afirmou que, ainda que tenha "descontentamento", não cabe a ele sugerir troca de líder. "Se a presidente quiser trocar, é atribuição dela. Mas eu prefiro descobrir o que levou a base a este fato", disse. Segundo ele, a votação pode ser entendida como recado da bancada do PMDB de que quer outros interlocutores com o governo.

Ideli, responsável pela articulação política do governo, telefonou ontem para líderes da base, lamentando a rejeição e buscando explicações. Em conversa com o líder do PR, Blairo Maggi (MT), ela queixou-se, de forma indireta, de Jucá. "Quem deveria ter me ligado não me ligou", disse ela. Da tribuna, Blairo afirmou ontem que, na véspera, no meio da sessão, já estava claro o ambiente de rejeição a Figueiredo e "ninguém tomou as providências" para evitar a votação.

Ontem, os senadores da Comissão de Infraestrutura (CI) pediram vista coletiva da mensagem reconduzindo Mário Rodrigues Júnior ao cargo de diretor da ANTT, após leitura do parecer do senador Vicentinho Alves (PR-TO), favorável. Outra indicação para a agência que estava na pauta, a de Hederverton Andrade Santos para ocupar um cargo de diretor, nem teve o parecer lido, já que o relator, Valdir Raupp (PMDB-RO) - presidente nacional em exercício do PMDB -, estava ausente.

Segundo a presidente da CI, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o pedido de vista dá ao governo tempo para manter ou substituir os nomes.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: