domingo, 16 de dezembro de 2012

O fator Lula na eleição de 2014

A dois anos das eleições, as suspeitas que rondam o ex-presidente Lula são a esperança da oposição de se fortalecer para retomar o Palácio do Planalto. Mas, mesmo que os adversários consigam enfraquecer o maior líder do PT, precisarão vencer uma batalha adicional pelo caminho: o prestígio da presidente Dilma Rousseff.

Apesar de filiada ao PT e herdeira do legado de Lula, Dilma é apontada por analistas políticos como uma das potenciais beneficiárias em caso de perda de poder do ex-presidente. Menos compromissada com o projeto partidário do que o antecessor, Dilma vem conseguindo se descolar dos atos de corrupção atribuídos ao partido e a legendas aliadas, com a imagem de uma gestora rígida, que não tolera "malfeitos".

Paralelamente, na avaliação do professor Ricardo Caldas, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), as suspeitas abalam as pretensões de Lula de voltar ao Planalto em 2014.

– Até as pedras sabem que ele queria voltar, mas iria passar toda a campanha se defendendo, não teria condições – avalia o professor.

Mas ninguém imagina que Lula ficará fora da cena política: uma das hipóteses estudadas dentro do PT é o lançamento de sua candidatura a governador em São Paulo – num plano para quebrar o maior reduto tucano no país.

Fonte: Zero Hora (RS)


Nenhum comentário: