segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Página 10 - Rosane de Oliveira

Exposição permanente
Todas as vezes que alguém pergunta à presidente Dilma Rousseff sobre qual será sua estratégia na campanha eleitoral, ela responde que quem tem que se preocupar com isso são seus adversários. Que eles é que querem a cadeira dela e que sua preocupação é apenas governar. O resultado da pesquisa do Datafolha mostra que a estratégia está dando certo. Dilma lidera em todos os cenários e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje e se Marina Silva não fosse candidata. E derrotaria qualquer um dos adversários, inclusive Marina, no segundo turno.

Na prática, Dilma está em campanha permanente. Para o bem ou para o mal, governar garante exposição na mídia sete dias por semana. E Dilma, orientada pelo publicitário João Santana, tem sabido aproveitar essa exposição. A agenda de viagens pelo Brasil é o exemplo mais acabado dessa opção pela exposição máxima.

Dilma tem feito pelo menos duas viagens por semana, em geral com mais de um compromisso no mesmo Estado. Sábado, anunciou o acordo para a construção do metrô e corredores exclusivos de ônibus na Região Metropolitana. Hoje, inaugura uma fábrica de transformadores em Itajubá (MG) e amanhã estará em Salvador para assinar o contrato do metrô na cidade.

Se nos primeiros dois anos de mandato ela evitava entrevistas, agora fala com as emissoras de rádio da cidade visitada e duas ou três da Capital. Eventualmente, fala também para os jornais. Na semana passada, foi entrevistada no Programa do Ratinho, um canal de contato com as classes D e E. Aos adversários, restam as entrevistas coletivas e individuais, que rendem pouco porque não têm a caneta para autorizar obras ou adotar medidas de impacto, e os programas semestrais dos partidos em rede de rádio e TV, com audiência restrita, além dos spots de 30 segundos que não permitem explorar uma ideia com começo, meio e fim.

O risco dessa superexposição da presidente é cansar pela repetição do discurso. A agenda de anúncios começa a se esgotar. A partir de agora, ela terá de dedicar mais tempo a entregar o que prometeu do que a prometer novas obras para além do seu mandato.

Otimismo Comunista
Eleita para presidir o PC do B no Estado na manhã de ontem, a deputada federal Manuela D"Ávila terá como principal missão preparar o crescimento da sigla nas eleições do ano que vem. A comunista, que concorrerá a uma vaga na Assembleia, evita projetar o desempenho do partido nas urnas, mas garante que está otimista com a nominata.

– Temos a Emília (Fernandes, ex-senadora) para o Senado, o Assis Melo, o João Derly e o André Machado para a Câmara, além de vários nomes de vereadores do Interior e da Região Metropolitana para a Assembleia – explica.

Sobre as eleições para o Piratini, Manuela acredita que ainda é muito cedo para vislumbrar o cenário real da disputa. Apoiada em sua candidatura à prefeitura pela senadora e provável candidata do PP, Ana Amélia Lemos, e pelo deputado Beto Albuquerque (PSB), Manuela ressalta o bom relacionamento com ambos, mas garante que fará campanha para Dilma:

– Nunca tive problema de posicionamento com o meu partido. Tudo parte da construção de um palanque para a presidente Dilma. Também defendo que o RS cresce mais quando está sintonizado com o governo federal. Tenho uma ótima relação com a Ana Amélia e com o Beto. Os nossos méritos é que fazem com que trilhemos caminhos diferentes.

UTI entregue por Tarso está encalhada
Durante a caravana da interiorização, em setembro, o governador Tarso Genro entregou aos moradores de Camaquã uma UTI móvel do Samu destinada a atender pacientes da Costa Doce. Quase um mês depois, a ambulância, em vez de auxiliar a socorrer pacientes, está parada em um estacionamento. O motivo: o município recebeu o veículo sem parte dos equipamentos.

A conta para colocar a UTI em operação é de R$ 2,5 mil. Mas, até agora, a Secretaria da Saúde do município não conseguiu fazer com que o Estado pague.

– Recebemos a UTI usada, de Erechim. Faltam três macas e os uniformes para a equipe médica. Já pedi para a Secretaria da Saúde uma definição, se o Estado vai pagar, ou se Erechim vai. Vamos esperar até o fim do mês – diz o secretário municipal Robson Marques.

Aliás
A pesquisa do Datafolha mostra que Dilma é quem mais ganha com a saída de Marina do páreo, mas esta vantagem pode ser ilusória, já que a maioria dos eleitores não sabe que a ex-senadora agora está com Eduardo Campos.

O material distribuído pela prefeitura diz que o projeto do metrô prevê ampliação futura até a Antônio de Carvalho, passando pela Azenha.

Aquele abraço
No anúncio do metrô em Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff fez uma saudação especial ao secretário do Gabinete de Prefeitos, Afonso Motta. Os dois são amigos de longa data. Motta foi, junto com Juliana Brizola, um dos articuladores do retorno do ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido e confidente de Dilma, ao PDT.

Aécio e a aparição no RS
A vinda do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) ao Estado na sexta-feira tem sido motivo de reclamações por parte de alguns tucanos, que classificam a agenda como uma "aparição". Aécio vai ficar menos de três horas no RS, onde participará de um evento do partido em São Leopoldo no fim da tarde, horário de trânsito intenso na BR-116.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: