domingo, 11 de fevereiro de 2018

Huck volta a conversar sobre eleição com PPS depois do carnaval

Apresentador conversa com três partidos sobre eventual candidatura

Flávio Freire / O Globo

-SÃO PAULO- Em meio às especulações se disputará a Presidência da República, o apresentador Luciano Huck tem procurado não fechar as portas dos partidos que se colocaram à disposição para lançar sua eventual candidatura. Depois de uma conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na semana passada, ao mesmo tempo em que vem se encontrando com representantes do DEM, Huck deixou para depois do carnaval uma nova rodada de negociação com o PPS.

O partido tem declarado interesse no nome do apresentador para a disputa. Nos últimos meses, tem estreitado relações inclusive com o movimento Agora, do qual Huck faz parte e com quem o partido assinou uma carta-compromisso para um trabalho conjunto no cenário eleitoral. Essa seria uma forma de criar, eventualmente, uma base de sustentação para Huck no Congresso.

— As negociações estão mais do que abertas. Falamos por telefone quando ele estava em Paris (semana passada) e ficamos de falar novamente logo depois do carnaval — disse ontem ao GLOBO o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

O presidente do PPS, no entanto, procurou deixar claro que, até o momento, não há certeza sobre os rumos do apresentador.

— Essa decisão (de ser candidato à Presidência) é muito solitária, mas deixamos claro que ele teria aqui no partido protagonismo no processo decisório das eleições — diz Freire, para quem tal situação difere das condições no PSDB, onde o governador de São Paulo e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, tem se mostrado insatisfeito com o “namoro” do partido com o apresentador.

— O Huck tem percebido o quanto o PSDB enfrenta esse problema de falta de unidade em prol de uma candidatura — disse o deputado.

SAIA-JUSTA
Huck e Freire devem se reunir nos dias seguintes ao Carnaval, caso o apresentador mantenha a intenção de concorrer. A ideia do encontro seria, por parte do PPS, traçar uma estratégia para tentar lançar o nome de Huck o quanto antes.

Procurado, Huck não respondeu aos recados deixados em sua caixa postal.

Anteontem Fernando Henrique Cardoso afirmou que Huck está considerando ser candidato à Presidência. Os dois jantaram na última quinta-feira em São Paulo.

A declaração coloca o apresentador numa saia-justa, já que ele tem negado que disputará a eleição. As negativas foram feitas em artigo publicado em jornal, em entrevista ao apresentador Fausto Silva e até em sua defesa num caso que tramita no Tribunal Superior Eleitoral.

Na entrevista de FH à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, gravada antes do jantar com Huck, o ex-presidente reagiu às críticas que têm recebido por ter se manifestado favorável a uma participação do apresentador na eleição presidencial. Apoiadores de Alckmin cobraram explicações do líder tucano. FH reafirmou apoio ao pré-candidato do PSDB.

Nenhum comentário: