sábado, 28 de março de 2020

O mundo inteiro está errado e só o Bolsonaro está certo?', indaga Doria

Governador iniciou entrevista coletiva nesta sexta-feira fazendo um discurso direcionado a Bolsonaro e disse não ter medo dos filhos do presidente

Silvia Amorim | O Globo

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, João Doria, condenou nesta sexta-feira a campanha em rádio e TV preparada pelo governo federal que recomenda que a população retorne às ruas e que as quarentenas decretadas nos estados sejam flexibilizadas. O tom adotado pelo tucano foi o mais grave desde o início da crise na saúde ocasionada pelo novo coronavírus. Ele atribuiu as ameaças que recebeu ontem ao Palácio do Planalto e a "bolsominions" e disse não ter medo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.

- Não tenho medo de 01, 02, 03 e 04 - disse, durante entrevista coletiva nesta tarde, referindo-se aos apelidos que o próprio presidente usa ao mencionar os filhos.

O governador registrou um boletim de ocorrência na noite de quinta-feira por ameaça e injúria. Segundo o B.O., ele recebeu mensagens em seu telefone celular que indicavam possíveis atos violentos a serem realizados em frente à sua casa. Integrantes do governo paulista enxergam a ligação entre apoiadores do presidente e as ameaças recebidas por Doria.

Doria acusou nesta tarde o governo Bolsonaro de "desprezar vidas" na condução das ações de combate à pandemia.

- O Brasil não pode parar para lamentar a irresponsabilidade de alguns que preferem desprezar vidas. Mais de 50 países estão em quarentena. É a pior crise de saúde no mundo. Quase metade da população do planeta está em casa. O mundo inteiro está errado? E o certo é o presidente Jair Bolsonaro? - disse Doria, durante entrevista coletiva nesta tarde.

Para Doria, a campanha publicitária do governo federal "desinforma" a população e é "irresponsável".

- A campanha do goveno hoje nas TVs e rede social prega justamente o contrário. Serão R$ 4,8 milhões para desinformar a população. Deveria ser usado para comprar suprimentos para hospitais públicos e reforçar o atendimento dos mais pobres. Afinal, temos um ou dois governos federais? - questionou o governador.

O governador cobrou do governo federal uma linha de ação clara. Segundo ele, Bolsonaro faz um discurso, e o Ministério da Saúde recomenda o oposto.

- Há um documento do Ministério da Saúde pregando o isolamento. Há um decreto do presidente pregando o isolamento e a decretação de calamidade pública no país.

Sao Paulo tem hoje 1.223 casos de coronavírus confirmados.Ontem era 1.052, um crescimento de 14%. No Brasil são 2.915 casos.

Doria reafirmou a manutenção da quarentena contra o coronavírus no estado.

- Será que vamos precisar enterrar 4.400 pessoas como fez a Itália para ter a certeza de que o convite para irem as ruas é um erro? Antes que isso aconteça, sigam as orientações dos médicos, da ciência e de autoridades que não têm medo de falar a verdade - completou o tucano.

Em São Paulo, autoridades envolvidas nas ações de combate à Covid-19 demonstraram preocupação nesta sexta-feira com um relaxamento da população quanto às recomendações de isolamento social. Alguns verbalizaram que não adiantará endurecer as regras, se preciso for, se não houver adesão dos moradores.

Nenhum comentário: