quarta-feira, 29 de junho de 2022

Castro (PL)confirma Washington Reis (MDB) como vice em sua chapa à reeleição

Aliança foi estremecida na última semana, após disputa por vaga no TCE

Por Gabriel Sabóia / O Globo

RIO DE JANEIRO - O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), confirmou o nome do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), como vice na sua campanha de reeleição ao governo. A aliança foi formalizada em jantar em Brasília, na noite desta terça-feira, na presença de lideranças dos dois partidos. A aliança entre os dois, que já estava alinhavada, estremeceu na última semana, após duelo por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado entre Márcio Pacheco, apadrinhado do governador, e Rosenverg Reis (MDB), irmão de Washington. Na ocasião, Castro interveio pela eleição de Pacheco, o que provocou reações da família Reis. A questão, no entanto, foi resolvida alguns dias depois.

O nome de Reis para vice de Castro agrada o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e membros do atual governo. Além de trazer votos da Baixada Fluminense, Reis trabalhará como uma espécie de "fiador" do novo governo em municípios nos quais os atuais prefeitos tentam eleger seus sucessores. Caberá a ele se apresentar como um líder da região e prometer investimentos contínuos nos próximos quatro anos. A presença de Reis na chapa também arrefece os planos do ex-governador Anthony Garotinho (União) em manter a sua pré-candidatura, já que os dois são grandes amigos e aliados políticos.

Reis se tornou inelegível em 2016 após o Supremo Tribunal Federal (STF) condená-lo por crime ambiental e , atualmente, a validade de sua pré-candidatura está amparada em um pedido de vista do ministro Nunes Marques no processo que ainda tramita na Corte. Em 2020, resguardado num pedido embargo de declaração que deixou em suspenso sua condição de ficha-suja, ele conseguiu concorrer, se eleger à prefeitura de Duque de Caxias e tomar posse do cargo. Três meses depois, o STF rejeitou o recurso, tornando-o novamente inelegível, mas sem perda de mandato. Reis voltou a recorrer e, em setembro, o caso começou a ser julgado no Supremo até que foi suspenso pela decisão de Nunes Marques. Caberá ao Tribunal Reginal Eleitoral (TRE-RJ) decidir se Reis estará ou não elegível.

Ao GLOBO, Reis se disse animado e confiante de que estará elegível.

— Chegamos a um entendimento. A família Bolsonaro deu anuência a este convite, estou honrado e buscarei esta reeleição do governador. A Baixada Fluminense estará conosco. Se eleito, serei o primeiro vice da Baixada. Quanto à elegibilidade, estou confiante na decisão do TSE favorável. Eu não temo — afirmou.

Nenhum comentário: