sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Mariliz Pereira Jorge - O bolsonarismo é corrupto

Folha de S. Paulo

Bolsonarismo está cheio de gente suja feito Jair Bolsonaro e seus filhos

O eleitor de Jair Bolsonaro não se comove com as reportagens sobre o enriquecimento da família do presidente porque não se importa com corrupção, ao contrário do que diz. Em cerca de 30 anos, o clã negociou 107 imóveis, 51 deles pagos total ou parcialmente com dinheiro vivo, segundo reportagem do UOL. Se alguém ainda acha que nesse angu não tem caroço, é porque é igual.

De todas as mentiras contadas por Jair, sempre achei a do combate à corrupção a melhor. O então deputado conseguiu convencer parte da população de que ele era um político preocupado com a má gestão dos recursos públicos. Em 2018, muita gente tampou o nariz e apertou o 17 com força, apesar do perfil autoritário, homofóbico, misógino e racista do então candidato.

É evidente que parte do eleitorado é um espelho do presidente nessas questões, mas sempre achei difícil acreditar que havia tanta gente capaz de relevar as atitudes de Bolsonaro apenas em prol da luta contra corrupção. Bem, parece claro que há uma parte não só preconceituosa mas conivente com a roubalheira.

Os esquemas de rachadinha e de compra de imóveis da família, que têm toda a pinta de lavagem de dinheiro, começaram a ser denunciados ainda antes da posse presidencial. De lá para cá, o bolsonarista viu a imagem pretensamente ilibada dos Bolsonaros ficar mais suja que estátua cagada de pombo, mas está sempre pronto para passar um pano que mal disfarça a sujeirada toda.

Embora honestidade não seja privilégio de nenhuma ideologia, o bolsonarismo é corrupto de raiz, chafurda na mesma lama que diz combater. Bolsonaro não derrete porque lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, desvio de verba de gabinetes, fraudes no auxílio emergencial e superfaturamento de gastos são práticas de seus apoiadores. De empresários a parlamentares e cidadãos comuns, o bolsonarismo está cheio de gente suja feito Jair Bolsonaro e seus filhos.

 

11 comentários:

Anônimo disse...

Ele fala em corrupção de filho de Bolsonaro e não dá uma linha pra mega corrupção no Brasil na era Lula PT quando houve o maior assalto sincronizado de uma quadrilha que se especializou em roubar as estatais e seus fundo de pensão em operações sofisticadas
Os filhos de Lula que eram pobres, hoje são milionários e tudo veio a tona na lava jato, mas vocês esqueceram de tudo ,
Agora é o Bolsonaro , Bolsonaro , Bolsonaro, o Lula é o homem mais honesto da face da terra só pede pra Jesus Cristo
É muita cara de pau , mas não convence mais ninguém , é só ver as pesquisas fora Datafolha
Instituto Futura, Instituto BrásMarket e Paraná Instituto de pesquisa Quando aparece Bolsonaro a frente ou empatado tecnicamente
Lula dissolve que nem castelo de areia na praia
Presidente reeleito
anota aí!

Anônimo disse...

Datafolha: Lula 45 X Bolsonaro 32. 50% dos brasileiros nunca confiam no que falo o genocida! Mas tem papagaio que confia, logicamente! Os que gostam de ser enganados...

Anônimo disse...

Como político, Bolsonaro é sujo e corrupto desde que entrou na atividade! Como ser humano, ele é desprezível e desumano! A cadeia pode melhorá-lo como pessoa!

Fernando Carvalho disse...

Bolsonaro além de corrupto é malandro. USO ELEITORAL DO PIX
O boçal malandramente tem dito que o Pix foi uma iniciativa dele contra os interesses dos banqueiros. A verdade é que o Pix foi gestado durante o governo do golpista Michel Temer. O Pix nasceu na onda criada pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, para "fomentar maior competitividade no mercado de prestação de serviços de pagamentos no Brasil". Em maio de 2018, seis meses antes da eleição de Bolsonaro, foi criado pelo BC o grupo de trabalho Pagamentos Instantâneos. Mais de cem instituições financeiras participaram das discussões. O PIX foi lançado para o público em 16/11/2020. Bolsonaro quando foi perguntado a respeito disse "Eu não uso Pix. Cai dinheiro na conta da gente? Se pedir o pessoal bota? Não tomei conhecimento, vou falar com o Roberto Campos Neto, vou fazer meu Pix".
Essa história começou com o ministro das Comunicações, Fábio Faria que começou a dizer que o Pix foi criação do boçal. O puxa-saco falou do Pix como sendo "uma marca do presidente Bolsonaro". E o Boçal hoje coloca filmes de propaganda eleitoral divulgando essa mentira.

Anônimo disse...

Paulo dos Santos Andion (Político)

Anônimo disse...

Mas o Pix começou a funcionar no governo dele , como funcionou a grande roubalheira institucionalizada no governo do Lula, que inaugurou a Cleptocracia no Brasil , o governo de ladrões , como disse o ministro Gilmar Mendes,
Por isso que o povo não esquece o traidor da Pátria, que além do mais apoia aborto, droga , invasão do MST, ladrão de celular, ideologia de gênero nas escolas, ditaduras de Cuba Venezuela e Nicarágua que prende católicos e toca fogo nas igrejas e o Lula não fala nada , disse que não pode meteu o nariz em país do outro,
Lula e Daniel Ortega ditador da Nicarágua , são amigos antigos e fundadores do foro de São Paulo comunista
O Lula mandou muito do nosso dinheiro para esses países ditaduras
O ladrão vai ser derrotado e vai pra lata de lixo da história
Pode já ir se acostumando o povo reeleger o presidente

Anônimo disse...

Carlos Alberto Rios Cavalcanti Médico

Anônimo disse...

Falar de corrupção no Brasil após os acontecimentos da operação lava-jato tornou-se enfadonho a questão agora é diminuir porque acabar com ela todos sabem talvez uma lei que viesse acabar com os penduricalhos salariais da classe média alta amenizaria essa situação escandalosa nacional acabando também com os Ministérios delegando aos Estados a nomeação de secretários nacionais esvasiaria essa rinha de cachorro grande.

Anônimo disse...

Pix não é negócio do Bolsonaro. O negócio da família Bolsonaro é recolher as rachadinhas dos seus funcionários fantasmas EM DINHEIRO pra depois comprar dezenas de imóveis EM DINHEIRO VIVO, pra não deixar vestígios da corrupção familiar!

ADEMAR AMANCIO disse...

Família estranhamente suja.

Anônimo disse...

Quando não usaram dinheiro vivo, a religiosa Michelle não soube explicar por que o Queiroz, operador financeiro do clã Bolsonaro, depositou 89 mil na conta dela... Talvez fosse doação pra igreja que ela lidera...