quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vera Rosa - O recado de Alcolumbre ao STF

O Estado de S. Paulo

Atritos preocupam Lula e favorito para comando do Senado vê risco de impeachment de magistrados

O aumento dos atritos entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) preocupa o Palácio do Planalto e a própria Corte. A apreensão, porém, vai muito além das críticas do empresário Elon Musk, dono do X, que chamou o ministro do STF Alexandre de Moraes de “ditador brutal”. O foco da atenção, agora, está no Senado e nas disputas que virão.

Favorito para comandar a Casa de Salão Azul, a partir de fevereiro de 2025, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já mandou um recado aos magistrados. Avisou que, se o STF não der “um passo atrás”, a situação pode chegar até mesmo à abertura de impeachment contra algum magistrado.

A escalada de ataques ao Supremo foi o prato principal do jantar desta segunda-feira, 15, entre o presidente Lula e os ministros Gilmar Mendes, Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Lula chegou à casa de Gilmar, anfitrião do encontro, acompanhado do titular da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Vinte e quatro horas depois, num enfrentamento ao STF, o Senado aprovou a criminalização do porte de drogas.

A preocupação do presidente, neste momento, não é apenas com a sua reeleição, mas com o fortalecimento da direita no Senado, em 2026, quando haverá a renovação de 54 das 81 cadeiras da Casa. Detalhe: é o Senado, e não a Câmara, que tem a prerrogativa de dar início a um processo de impeachment contra ministros do STF.

Se aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguirem fazer maioria no Senado, o STF estará em maus lençóis. Lula, por sua vez, teme que o acirramento dos ânimos deixe o País ingovernável. É por isso que ele orientou o PT a sacrificar candidatos nas eleições deste ano em nome de alianças para aumentar a bancada de senadores, em 2026.

A campanha dos bolsonaristas no palanque, aliás, terá como mote a reação ao “ativismo judicial”, com críticas ao que muitos chamam de “censura” do STF nas redes sociais. “Podemos chegar a um entendimento e ter paz para todos os lados”, disse o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. “Foi um erro termos entrado nessa questão do Musk.”

A cúpula do PL também vai apoiar o retorno de Alcolumbre ao comando do Senado. Enquanto a disputa para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara está indefinida, do outro lado tudo caminha para um “acordão”, envolvendo até o PT.

Diante dessa agonia que não termina, seria bom Moraes anunciar logo todas as punições dos responsáveis pelo vandalismo do 8 de janeiro de 2023. Isso se não quiser deixar a onda golpista contaminar o sistema e os culpados virarem salvadores da Pátria mais adiante.

 

Nenhum comentário: