sábado, 23 de novembro de 2024

Depois de Bolsonaro - Hélio Schwartsman

Folha de S. Paulo

Diante do agravamento da situação jurídica do ex-presidente, direita brasileira terá de reposicionar-se

É sempre arriscado fazer prognósticos envolvendo a Justiça brasileira, mas, ao que tudo indica, Jair Bolsonaro já era. Agora, só por milagre sua inelegibilidade será revertida e são grandes as chances de que, até 2026, ele já tenha sido julgado e condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado. Se Deus existir e for democrata, o ex-presidente estará atrás das grades. Para onde irão os bolsonaristas sem Bolsonaro?

A direita não irá embora. A parcela mais radical desse grupo continuará recorrendo a narrativas delirantes, segundo as quais o ex-presidente é praticamente um santo que é injustamente perseguido por um STF com apetites ditatoriais. Não parece haver argumento fático possível que faça os bolsonaristas irredutíveis mudarem de posição.

Esse grupo, contudo, está longe de ser majoritário. O que possibilitou a vitória eleitoral do capitão reformado em 2018 e o manteve como candidato competitivo em 2022 é que aos extremistas juntou-se um contingente de eleitores e também de políticos que, embora permeável à realidade, não via Bolsonaro como uma ameaça institucional e/ou o considerava preferível à alternativa, que era a candidatura de esquerda.

Vimos um fenômeno análogo a esse agora na reeleição de Donald Trump. A maior parte dos eleitores americanos julgou que o envolvimento do magnata no ataque ao Capitólio não o desqualificava para retornar ao poder.

Sem Bolsonaro na parada, a direita brasileira, notadamente os políticos que em algum momento caminharam com o ex-presidente, terá de reposicionar-se. Poderá fazê-lo de forma a reforçar a institucionalidade, isto é, condenando de modo inequívoco a conjura, ou poderá fingir que o que aconteceu nos subterrâneos de Brasília não foi importante ou carece de provas. Muitos temem afastar os bolsonaristas convictos, que, embora minoritários, permanecem eleitoralmente relevantes.

A patética manifestação do governador Tarcísio de Freitas, em que ele esboça uma defesa de Bolsonaro, ilustra com perfeição o dilema da direita.

O excesso de pragmatismo pode ser fatal.

 

6 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Trump ganhou,mas não governa os quatro anos.

Anônimo disse...

Tarcísio de Freitas é um oportunista interessado em fazer caixa com o patrimônio do Estado, orientado por Kassab, o outro parasita cria do PSDB - como Doria.

Anônimo disse...

Deus democrata? Em nenhuma teologia monoteísta isso é possível. Na maís lida e conhecida, a judaico cristã, se lê:
Salmo 47:7-8
"Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com salmos. Deus reina sobre as nações; Deus está sentado em seu santo trono."

Destaca Deus como rei universal, governando todas as nações.
No deísmo intelectual, Deus criou todas as coisas, mas deu as costas para criação. Modelos políticos, econômicos,etc, são coisas de homens.

Anônimo disse...

Esse relatório da PF me parece criativo. Se o procurador honrar sua formação, não denunciara a maioria, incluindo Bolsonaro. Há muita ficção. Veremos.

Anônimo disse...

Trump sabe de tudo Todas as ilegalidades feitas e perpetradas por Alexandre de Moraes com o consentimento dos seus pares, está tudo catalogado, e Morais será denunciado no comitê internacional de defesa dos direitos humanos, ele será condenado o que vem por aí está acima da imaginação de vocês , que por hora então que nem criança no parquinho Brincando de prender Bolsonaro
Nosso país está governado por uma quadrilha de criminosos que paga muito bem a mídia pra fechar o olho e se possível bater palma e vocês estão se prestando a esse papel ridículo , O Lula se jogando no colo do ditador dos ditadores CI Jinpin, líder do Partido comunista chinês, que implementou uma ditadura feroz na China, perseguindo etnias minoritárias , cristãos e todos aqueles que se opõe ao regime, de forma cruel , O Trump e seus assessores estão a par disso tudo, O Lula pagará o preço alto por aderir ao bloco dos ditadores Rússia , China Irã
E tudo caíra por terra, a mão pesada de Deus já se faz perceber Contra os ímpios e traidores
Aguardem

Anônimo disse...

O nosso anônimo acima, que bate ponto todo dia, com seu discurso de predicador para assembleias de descerebrados, confia que Trump descerá de uma nave e abduzirá Moraes e todo o STF, para o bem do Brasil Colônia.
Marchemos, pois, em ordem unida.