quinta-feira, 16 de outubro de 2008

'Vencerei máquinas estadual, federal e universal'


Sergio Duran
DEU EM O GLOBO

Gabeira ironiza apoio de Crivella a Paes, lembrando que os dois trocavam acusações no primeiro turno

O candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV) ironizou ontem o apoio do senador Marcelo Crivella (PRB), terceiro colocado no primeiro turno, a Eduardo Paes (PMDB). Em discurso na Ceasa, em Irajá, Gabeira disse que a hora é de enfrentar também a "máquina universal". Classificou de curioso o fato de políticos que trocavam acusações estarem aliados. Ele almoçou ontem com o prefeito eleito de Niterói, Jorge Ribeiro Silveira, cujo partido (PDT) apóia Paes. Jorge Roberto disse que seu apoio é pessoal.

- Vencemos duas máquinas na primeira eleição: a universal e a municipal. Agora vamos vencer a máquina estadual, a federal e a universal, que se juntou de novo - discursou Gabeira, sobre o apoio do governador Sérgio Cabral e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Paes, e ao fato de Crivella ser bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

Para Gabeira, só uma parte da Universal está com Crivella

Gabeira também se referiu a Jandira Feghali (PCdoB) - que anunciou apoio a Paes -, afirmando ter percebido mudanças nas visões dos dois candidatos derrotados no primeiro turno (ela e Crivella).

- Acho perfeitamente legítimo que candidatos derrotados se aliem a outros candidatos. O que é curioso é que alguns deles passam por uma grande fase de acusação e depois alteram sua posição completamente. Acho que isso desvaloriza um pouco a seriedade do político, mas é legítimo. Acho que os dois juntos (Crivella e Paes) vão fazer uma dupla muito interessante. Gabeira disse que só uma parte da Universal está com Crivella. Por isso, afirmou não temer a migração de votos para Paes. Ele disse acreditar que a disputa não envolve o apoio de religiões, mas a diferença entre as candidaturas em disputa. Gabeira agendou para a próxima quarta-feira um encontro com pastores em Campo Grande:

- Se ele (Crivella) tivesse realmente esses votos, teria ido ao segundo turno. Ele representa uma parte dos evangélicos, que não se resumem à Igreja Universal - disse.

Gabeira confirmou ter sido procurado por Crivella, mas afirmou ter desencorajado qualquer aliança.

- Digo apenas que as negociações foram desencorajadas porque as premissas não eram passíveis de serem cumpridas - afirmou, evitando comentar a suposta intenção do senador de barganhar cargos.

De manhã, Gabeira se comprometeu a discutir a isenção de IPTU para os comerciantes da Ceasa. Em troca, eles venderiam alimentos a preço de custo em áreas carentes. Em seguida, fez corpo-a-corpo no conjunto Amarelinho e visitou o Hospital Municipal de Acari. Após conhecer a unidade, sem permitir a entrada da imprensa, propôs nova parceria a líderes comunitários: aumentar a capacidade do hospital, em troca da preservação do entorno.

À tarde, ao deixar o almoço com Jorge Roberto, Gabeira disse ter evitado construir uma visão de busca de partidos:

- Estou tentando construir uma frente na sociedade. Acho que essa frente de partidos não é o aspecto principal. Meu tecido é o tecido social, o tecido deles é o partidário. De um lado você tem uma grande coligação de partidos, de outro a sociedade querendo uma renovação.

À frente na pesquisa Ibope divulgada anteontem, com 42% dos votos contra 39% de Paes, Gabeira disse que não vai mudar a estratégia. Voltou a criticar o instituto, afirmando que o Ibope tem contratos com o PMDB.

- É a minha campanha que muda as pesquisas, não as pesquisas que mudam a campanha. A estratégia é a mesma.

Nenhum comentário: