sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Banco Central e o mercado de câmbio:: Luiz Carlos Mendonça de Barros

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O mesmo raciocínio que levou o BC a comprar dólares leva agora à necessidade de estar preparado para vender

Na edição da Folha do domingo passado, defendi em entrevista ao jornalista Toni Sciarretta a intervenção do Banco Central para administrar uma possível desvalorização do real nos próximos meses. A superposição de fatores externos e internos pode sustentar essa nova tendência, depois de mais de seis anos de fortalecimento quase ininterrupto da moeda brasileira.

Durante esse período, o Banco Central comprou várias dezenas de bilhões de dólares no mercado para evitar uma desvalorização ainda maior da moeda americana. Como as forças que agem dentro do tecido econômico criam, ao longo do tempo, mecanismos autônomos de compensação, a valorização do real levou a um aumento significativo do deficit na conta-corrente. Com o dólar barato, as exportações perderam vigor, as importações cresceram a taxas elevadas e os gastos dos brasileiros com viagens ao exterior explodiram. Além disso, as empresas internacionais com sede no Brasil aumentaram em muito suas remessas de dividendos.

O resultado final é que, em 2010, teremos uma necessidade de cerca de US$ 50 bilhões para equilibrar nossas contas externas, valor que, se for seguida a tendência, pode chegar próximo a US$ 90 bilhões em 2011. Nessas condições, para equilibrar o mercado de câmbio, será necessária uma entrada substantiva de capitais financeiros nos próximos dois anos.

Investimentos estrangeiros em ações brasileiras e em títulos de renda fixa passam a ser necessários para equilibrar a taxa de câmbio. Antes, esses investimentos criavam uma situação de sobra de dólares que o BC precisava retirar do mercado; agora, por conta de uma situação internacional de maior aversão ao risco, na ausência dessas entradas, poderemos ter uma situação de falta de dólares no mercado.

O mesmo raciocínio lógico que levou o BC a participar do mercado de câmbio comprando dólares leva agora à necessidade de estar preparado para vender dólares em dias de escassez. Não me parece que, ao aceitar essa possibilidade, estará o BC se comprometendo com a fixação de um valor para o real. Também não me parece que, ao aceitar intervir no mercado também como vendedor de dólares de sua reserva, estará nossa autoridade monetária rasgando os compromissos envolvidos no atual sistema de metas de inflação.Essas foram duas razões que o presidente Henrique Meirelles usou para rechaçar a possibilidade de vender dólares quando uma situação de escassez ocorrer. A sensibilidade da burocracia do BC brasileiro -inclusive de seus diretores nomeados- em relação à intervenção no mercado de câmbio sempre me pareceu exagerada. Além disso, sempre procuram caracterizar qualquer sugestão de interferência na formação da taxa de câmbio como vinda de mentes exóticas e irresponsáveis.

Para esses, sugiro a leitura de texto do dia 9 do site da Bloomberg. O presidente do banco central suíço, no meio da crise do euro que estamos vivendo, disse ao repórter: "Realmente compramos hoje euro no mercado para evitar a valorização do franco suíço. Afinal, as empresas suíças não podem sofrer porque a Grécia está em dificuldades e existe um movimento especulativo de curto prazo". Não me parece que se possa acusar o presidente do BC suíço de delírios desenvolvimentistas.

Intervenção nos mercados de câmbio é uma arte complexa e difícil, mas não um crime.

Luiz Carlos Mendonça De Barros, 67, engenheiro e economista, é economista-chefe da Quest Investimentos. Foi presidente do BNDES e ministro das Comunicações (governo Fernando Henrique Cardoso).

Nenhum comentário: