segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT quer processar vice de Serra e procuradora

DEU EM O GLOBO

O PT ameaçou entrar com ação na Justiça contra o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa do tucano José Serra, que, pela internet, acusou o partido de estar ligado ao narcotráfico e às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os petistas também estudam propor representação ao Conselho Nacional do Ministério Público contra a procuradora eleitoral Sandra Cureau.

PT ameaça processar vice de Serra

Indio da Costa, que acusou a legenda de ligações com o narcotráfico e as Farc, é chamado de desqualificado

Cristiane Jungblut, Isabel Braga e Tatiana Farah

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O PT ameaça entrar com uma ação na Justiça contra o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ). Em entrevista ao site Mobiliza PSDB, Indio acusou o PT de estar ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. Para ele, o PT está envolvido com "o que há de pior". No Twitter, Indio chamou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de "ateia e esfinge do pau oco", em resposta à crítica de Dilma de ele seria um candidato improvisado, que teria caído do céu.

Irritado com os ataques, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, coordenador da campanha de Dilma, disse que decidirá hoje, com os advogados, se processará Indio.

- São declarações de um desqualificado. A que ponto chega a política. Quando se coloca uma pessoa sem capacidade para concorrer, ela se deslumbra e fala bobagens. É a mesma coisa que pegar um jogador da terceira divisão e botar para jogar no Maracanã. Estamos pensando em processar. O problema é que ele (Indio) não vale o custo do papel necessário para a petição - disse Dutra.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chamou Indio de "babaquara".

- Acho que o Serra está profundamente arrependido de ter cedido à pressão do DEM. Ele (Indio) é um boboca.

Os ataques causaram constrangimento entre os tucanos. Serra não quis comentar o assunto. Na saída do velório do secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barrada Baratas, ele demonstrou irritação ao ser abordado por jornalistas sobre o tema. Seus colegas de partido, no entanto, tentaram deixar Indio da Costa isolado em suas afirmações. Aloyzio Nunes Ferreira, candidato a senador, discordou de Indio:

- Eu não vejo ligação, e não há nada que me faça ter uma análise dessas. Minhas críticas ao PT são outras. Não acho que Serra pense dessa maneira.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, disse não acreditar que Indio tenha feito ligação entre as Farc e o PT:

- Não se tem nenhuma notícia disso (da suposta ligação).

Mas o DEM saiu em defesa de Indio. O partido acusou o PT de viés autoritário e de querer censurar a oposição e a Justiça Eleitoral. Para o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), o PT não aceita críticas:

- Todo mundo sabe da ligação do PT com os regimes totalitários de esquerda do mundo. O representante das Farc é fugitivo da Justiça e tem status de exilado no Brasil. Eles (do PT) não querem nem a oposição, nem a Justiça. Só que não estão na Venezuela. Com a Dilma, aparece muito mais o viés autoritário do PT. Lula era mais jeitoso.

Ontem, Indio não quis dar entrevistas e não tratou da polêmica no Twitter. À tarde, ele foi chamado para uma reunião no PSDB, em São Paulo.

Nenhum comentário: