Fernando Perlatto
Luiz Werneck Vianna é o sociólogo homenageado no XV Congresso Brasileiro de Sociologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), entre 26 e 29 de julho, em Curitiba, na UFPR. O Congresso tem como tema “Mudanças, permanências e desafios sociológicos”.
Na cerimônia de abertura, Werneck Vianna recebe o Prêmio Florestan Fernandes, dado como reconhecimento à relevância da sua contribuição para a sociologia no Brasil. Desde 2003, já foram agraciados sociólogos como Juarez Rubens Brandão Lopes, Octavio Ianni, José de Souza Martins, Francisco de Oliveira e Fernando Henrique Cardoso.
No dia 27, além da conferência intitulada “Sociedade, Política e Direito”, Werneck Vianna lança o seu novo livro A modernização sem o moderno: análises de conjuntura na Era Lula, publicado pela Fundação Astrojildo Pereira, em coedição com a Ed. Contraponto.
A obra, que faz parte da Série Brasil e Itália, patrocinada pela Fundação Astrojildo Pereira, associada à Fondazione Istituto Gramsci (Roma) e ao site Gramsci e o Brasil, é o sexto livro do autor dedicado à análise da conjuntura política do país. Divididos em três grandes blocos — “Conjuntura nacional”, “Judicialização da política e das relações sociais” e “República” —, os escritos interpelam criticamente a experiência republicana, apontando caminhos no sentido da ampliação da democratização política e social do país.
O livro também será lançado em outros encontros acadêmicos — como o da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) — e em eventos programados para várias cidades do país.
FONTE: GRAMSCI E O BRASIL
Um comentário:
Uma boa notícia...Aliás, Werneck Vianna poderia ser o convidado para o Seminário Preparatório do Congresso Municipal no dia 13 de agosto encerrando o evento com lançamento do Livro.
Vagner
Postar um comentário