quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lá vem o Patto !:: Urbano Patto

Os pesos e as medidas.

E o jeitinho brasileiro continua a produzir suas vítimas. Tal como a malemolência, a carnavalização geral, a ginga e a musicalidade tidas como uma característica cultural saudável, própria do povo brasileiro, alegre e tropical, acompanham o tal jeitinho a improvisação, o “puxadinho”, a irresponsabilidade e a gambiarra.

Não há outra forma de entender o desabamento dos prédios na Avenida Treze de Maio no Rio de Janeiro e o que se sucedeu a ele.

Um prédio antigo, de 20 andares, com ampliações já meio antigas também - inicialmente era de 15 andares - passava por reformas em vários andares, por determinação de um empresário que desejava melhorar seu negócio, sem que tivesse providenciado um projeto técnico com um engenheiro, acompanhado de sua respectiva responsabilidade técnica e aprovado devidamente no poder público.

E ainda temos que ouvir o “iiixxperto” empresário dizer em mídia nacional: que é que eu tenho a ver com isso ? - e tentar posar de vítima.

Completa a cena esdrúxula e degradante saber que, após o desastre, pessoas a serviço do poder público, mais “iiixpertas” ainda, se atreveram a saquear os destroços em busca de miseráveis vantagens econômicas pessoais.

Também pudera, com os exemplos que os mais altos poderes públicos estão passando à sociedade, não surpreende que as espertezas proliferem em todas as esferas, afinal, ministros e ocupantes de cargos de alto escalão do governo caem por denúncia de corrupção quase toda semana, mas nenhum é penalizado; juízes e tribunais que são suspeitos de irregularidades são blindados para não serem investigados e parlamentares com notórias fichas sujas são empossados como se nada houvesse de errado.

Os infames, e pobres, saqueadores dos destroços dos prédios desabados no Rio de Janeiro foram sumariamente demitidos e denunciados criminalmente, num rápido e inclemente ato das autoridades.

Tal rapidez, dureza e eficácia bem que poderiam ser aplicadas para ministros, juizes e parlamentares corruptos e seus respectivos corruptores, todos ricos. Mas aí sempre tem um jeitinho...

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: