quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ONGs criticam atitude de Dilma em relação a Cuba

Isabel Fleck

SÃO PAULO - Grupos de defesa dos direitos humanos criticaram a presidente Dilma Rousseff por não condenar as violações em Cuba durante sua visita à ilha.

Para a Human Rights Watch, sua opção por ressaltar que o Brasil também tem "telhado de vidro" sobre o tema foi "muito infeliz".

Segundo o diretor para as Américas da ONG, José Miguel Vivanco, não há dúvidas de que o Brasil viole direitos humanos. "Mas é muito diferente do caso cubano, onde se negam todas as liberdades fundamentais", disse.

Para a ONG Conectas, Dilma perdeu a oportunidade de levar a solidariedade do Brasil aos cubanos vítimas do regime. "Reconhecer a existência de violações dentro de seu próprio país não é impedimento para contribuir com o respeito aos direitos humanos em qualquer outro lugar do mundo", disse, em nota.

A presidente da ONG Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, considerou "inadmissível" que Dilma, ex-presa política, ignore casos na ilha. "Nós, que apoiamos a revolução [cubana], não concordamos com presos de consciência."

Para ela, o "telhado" do Brasil "é mais frágil que o vidro". "Há políticas de extermínio em alguns estados, defensores de direitos humanos são mortos a luz do dia no Pará."

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: