terça-feira, 29 de maio de 2012

Para entidades, Lula pode ter cometido crime

Academia Brasileira de Direito Constitucional e Ordem dos Advogados do Brasil cobram explicações de ex-presidente

Carolina Brígido

BRASÍLIA. O presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Flávio Pansieri, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um crime ao pedir para o ministro Gilmar Mendes adiar o julgamento do mensalão em troca da blindagem do magistrado na CPI do Cachoeira. A informação foi publicada na última edição da revista "Veja". Para o advogado, o Ministério Público Federal deveria entrar com uma ação contra Lula para evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer no STF.

"O tribunal deve agora pautar e concluir o julgamento do mensalão, demonstrando dessa forma a sua independência e autonomia absoluta de relações espúrias com o poder ou ex-autoridades da República", afirmou ao site "Direito Global", sem especificar qual crime Lula teria cometido.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recomendou que o Supremo mantenha-se imune a qualquer tipo de pressão ou ingerência. Ele considerou a conversa de "extrema gravidade" e pediu que Lula se explicasse.

- A ser confirmado o teor das conversas mantidas com um ministro titular do Supremo, configura-se de extrema gravidade, devendo o ex-presidente, cuja autoridade e prestígio lhe confere responsabilidade pública, dar explicações - afirmou. Ao mesmo tempo, a Ordem dos Advogados do Brasil reafirma a sua confiança na independência dos ministros do STF para julgar, com isenção e no devido tempo, as demandas que constitucionalmente lhe são apresentadas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: