Na visão do historiador Lincoln Secco, o PT sobreviveu ao escândalo do mensalão graças ao "capital social" que soube preservar junto à população.
O mensalão foi um divisor de águas na história política do PT?
O mensalão não foi o maior escândalo político da história do Brasil, mas na história do PT foi a crise mais grave. Divide a história do PT por dois motivos: derrubou o discurso pela ética na política que o PT acalentou por muitos anos; e, principalmente, porque retirou da cena política seus principais quadros dirigentes históricos.
O modo como o partido reagiu foi coerente?
A direção do PT literalmente se escondeu. Poucos dirigentes tiveram coragem de aparecer em público para defender o partido. Muitos foram a programas de TV para salvar a própria pele e acusar seus companheiros. Em 2005, o PT ficou sem direção por várias semanas.
Como entender a "herança" desse episódio, hoje?
Ainda que tenha perdido o monopólio da ética, o partido manteve o da questão social. A inversão de prioridades do governo Lula na área social garantiu a recuperação do PT. Se a sobrevivência do governo foi importante porque evitou um trauma histórico no País, para a direção do partido pode ter sido ruim. Aparentemente, há muitos dirigentes que não aprenderam nada e voltaram à velha rotina política. Mas o PT sempre foi mais do que sua estrutura partidária. Ele representa ainda uma corrente de opinião forte na sociedade brasileira.
FONTE: O ESTADO DE S. PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário