sábado, 20 de outubro de 2012

Lula e Dilma vão a Campinas combater Eduardo Campos


Candidato do PSB, partido do governador de Pernambuco, lidera disputa na cidade

Daniel Carvalho, Marília Rocha

SÃO PAULO / CAMPINAS - A presidente Dilma e o ex-presidente Lula vão hoje a Campinas (SP) reforçar a campanha de Marcio Pochmann (PT) e tentar evitar uma dupla derrota na cidade.

Eles participam de um comício do candidato petista, que disputa a prefeitura contra Jonas Donizette (PSB).

Segundo a última pesquisa Ibope, há um empate técnico nas intenções de voto: 45% para Donizette e 39% para Pochmann (cuja pronúncia é "póchimam"). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Perder para Donizette significa permitir a entrada do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em São Paulo e dar força a trajetória dele rumo à disputa presidencial de 2014 e ao projeto de reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB). No Estado, o PSB é aliado dos tucanos.

"Eduardo Campos mencionou que a disputa em Campinas tem mais peso para o PSB do que algumas capitais", afirmou Donizette à Folha.

"[É] Fundamental para a estratégia do PSB a nossa presença no Sul e Sudeste, principalmente São Paulo. Campinas é uma grande porta de entrada", disse o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Uma vitória petista diminui ainda a base de Alckmin para a disputa pela reeleição.

O PSDB paulista tem hoje 200 prefeituras. No primeiro turno elegeu 173 prefeitos e agora pode eleger apenas mais sete. Em Campinas, o vice da chapa socialista é o tucano Henrique Teixeira.

O secretário-geral do PSDB, Rodrigo Castro, afirmou que vencer a disputa em Campinas é um "ativo político" para uma futura disputa.

Para Pochmann, não há relação entre as duas disputas. Mas ele diz acreditar que a aliança entre PSB e PSDB esteja entre as motivações da vinda de Dilma à cidade.

"Essa eleição ganha relevo porque é a disputa entre dois modelos: a forma do governo federal para reduzir pobreza e uma alternativa oposta."

Pochmann, 50, era pouco conhecido na cidade até o início da campanha. Ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e ex-secretário de Desenvolvimento da gestão Marta Suplicy (PT) em São Paulo, ele foi uma indicação de Lula.

O comício em Campinas será o primeiro a reunir no palanque, no segundo turno, os dois nomes mais fortes do PT.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: