sábado, 20 de outubro de 2012

Lula faz campanha onde PT e PSB estão em confronto direto


Ex-presidente vai a Campinas, com Dilma, Cuiabá e Fortaleza

Tatiana Farah, Gustavo Uribe

SÃO PAULO - A crise entre o PT e o PSB promete se acirrar na reta final da eleição municipal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa hoje uma peregrinação pelas cidades onde seu partido disputa com os socialistas: Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT). Em dois desses municípios, o presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos, já subiu ao palanque de seus candidatos sem poupar críticas ao PT. O dirigente do PSB só não deve ir ao Ceará, estado governado pelo também socialista Cid Gomes.

Hoje, o ex-presidente petista e a sua sucessora, Dilma Rousseff, fazem comício em Campinas, onde o petista Márcio Pochmann está empatado tecnicamente com Jonas Donizette, do PSB. Na terça-feira, o líder do PT vai a Fortaleza reforçar a campanha de Elmano de Freitas, que disputa, em cenário de empate técnico, com Roberto Claudio, indicado pelo governador do Ceará. Na quinta-feira, o ex-presidente participa do comício de Lúdio Cabral, em Cuiabá. Ontem, foi a vez de Campos fazer campanha para Mauro Mendes (PSB) na capital de Mato Grosso.

O governador socialista deu ontem mais uma mostra de atrito com o PT: depois de rejeitar o palanque do petista Fernando Haddad, em São Paulo, recebeu o apoio do senador tucano Aécio Neves em Uberaba (MG). Ainda que haja confrontos locais, as lideranças nacionais das duas siglas têm tentado impor limites à crise para que ela não contamine a aliança nacional, tornando Eduardo Campos adversário do PT em 2014.

Dilma Rousseff deve ir apenas a Campinas, dentre as três cidades que mais simbolizam o conflito entre os dois partidos no segundo turno. Em Campinas, os petistas dizem ter sido "provocados" pelos socialistas, que levaram à cidade não só Eduardo Campos, mas também o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB. Na próxima semana, Lula ainda fará comícios em João Pessoa, Salvador e Taubaté.

- Eduardo Campos tem dito que não será candidato em 2014. Prefiro acreditar na palavra dele do que dar curso a especulações em outro sentido - disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, nega que haja contaminação na aliança nacional e diz que o comando do partido tenta apaziguar os ânimos.

- Pelo menos o PSB trabalha para que as questões municipais sejam apenas municipais. Nós não acreditamos que possam contaminar o clima nacional - afirmou.

Ontem, Lula participou de uma carreata e um minicomício em Santo André (SP), ao lado do candidato petista Carlos Grana, e de um comício em Mauá (SP), com o candidato petista Donisete Braga. Em Santo André, Lula ressaltou que, nessa etapa das eleições, o PT "não pode ficar de salto alto, achando que já ganhou". O ex-presidente brincou com os presentes e admitiu que falou pouco nos dois comícios por causa do último capítulo da novela "Avenida Brasil".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: