quinta-feira, 14 de março de 2013

Comissão da Verdade faz primeira reunião

Grupo estadual investigará desaparecimento de 160 pessoas

Na primeira reunião da Comissão Estadual da Verdade realizada ontem, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ), ficou estabelecido que a prioridade do grupo será esclarecer quais foram as circunstâncias do desaparecimento de mais de 160 pessoas no estado durante o regime militar. Ou seja, o grupo pretende descobrir os autores dos possíveis assassinatos, onde os corpos estão enterrados e o porquê dessas vítimas terem sido mortas.

Comissão quer museu

A comissão também apresentou a proposta de transformar a antiga sede do DOI-CODI no Rio, na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, num Museu da Memória. O trabalho do grupo vai ser desenvolvido semanalmente, e os encontros vão ocorrer no Arquivo Público do estado, na Praia de Botafogo.

Além da investigação sobre os desaparecidos, a comissão vai investigar casos emblemáticos ocorridos durante a ditadura no Rio, como o atentado à OAB e a explosão no Riocentro. O grupo terá dois anos para concluir o processo de apuração.

- Ainda que os perseguidos políticos não morassem ou não militassem no Rio, se desapareceram aqui, serão investigadas em que situações eles sumiram. E vice-versa. Ou seja, casos de pessoas do Rio que sumiram em outros estados, ou até mesmo fora do país, a comissão também vai investigar. Há casos de desaparecidos no Chile e na Argentina, por exemplo - afirmou Wadih Damous, presidente da Comissão Estadual da Verdade.

A instalação da comissão foi oficializada ontem no Diário Oficial do Estado, quase cinco meses depois de aprovada na Assembleia Legislativa.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: