terça-feira, 16 de abril de 2013

Dilma vai a evento do PT com Lula e defende manutenção da aliança

Ex-presidente prega continuidade petista no poder; hoje, Campos encontra senadores da base e independentes

BELO HORIZONTE - De olho na disputa eleitoral do ano que vem, a presidente Dilma Rousseff (PT) e seu padrinho político, o ex-presidente Lula, participaram juntos, ontem à noite, de um evento promovido pelo PT de Minas para exaltar os dez anos do partido no Palácio do Planalto. Diante de líderes de 15 partidos, inclusive o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma defendeu a política de coalizão de partidos no governo.

A presidente Dilma afirmou que, analisada a História recente, o país vive sua melhor década desde a posse de Lula em 2003.

- Nós somos responsáveis por uma década de muitos avanços. Muitas pessoas viveram esses dez anos, mas ainda vão colher os frutos dos avanços. Esses dez anos foram compartilhados com as alianças partidárias. Esse país é muito diverso. Para ser governado, foi criada uma aliança partidária. Nesses dez anos o governo olhou para o povo brasileiro, do pequeno agricultor ao empresário. Somos contra a discriminação de raça, respeitamos as opções sexuais. Sem falsa modéstia, foi a melhor década da História recente do país - disse a presidente Dilma.

"Dez anos é pouco"

Lula discursou antes de Dilma. Para cerca de mil pessoas, ele adotou tom contundente em prol da continuidade do PT no poder. Sem citar o nome do tucano Aécio Neves, Lula afirmou que em Minas alguns programas do governo federal "mudaram de nome", para ficar parecendo que foram criados pelos tucanos. Afirmou ainda que políticos em Minas usaram empresa pública para fazer parte de sua política:

- Dez anos é muito pouco para uma nação. Já fizemos muito, mas acho que é possível fazer mais. À medida que a gente vai governando, os obstáculos são vencidos. Quem é melhor que a presidente Dilma? Quem tem compromisso histórico com o povo mais que a presidente Dilma?

Dilma retribuiu prontamente o elogio:

- O presidente Lula é um gênio da comunicação. Ele fala com a razão e com o coração. É meu professor.

Lula disse estar tranquilo com a proximidade da eleição presidencial. O petista já faz planos para 2018:

- Nunca tivemos motivos e razões para ter tanta tranquilidade como agora. Não esperem que os nossos adversários reconheçam mérito. É nós que temos que reconhecer. Sou muito agradecido aos companheiros dos partidos que estão nos apoiando.

Hoje, Dilma entrega casas do Minha Casa Minha Vida, em Minas. Com a ausência dela de Brasília, Eduardo Campos desembarca hoje na capital para almoçar com o bloco PTB-PR-PSC, composto por 14 senadores, e jantar com nove senadores do chamado grupo independente de PMDB, PDT, PP e DEM, na casa do senador Jarbas Vasconcelos. O almoço para Campos acontece no momento em que há descontentamento de integrantes do PTB com Dilma.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: