sábado, 24 de agosto de 2013

Presidenciáveis se apresentam ao país

Prováveis protagonistas da disputa de 2014 participam de eventos em diversos estados, especialmente em grandes redutos eleitorais dominados por adversários

Juliana Braga, Adriana Caitano

A menos de um ano do início oficial da campanha eleitoral de 2014, três dos presidenciáveis têm intensificado agendas de viagens a lugares onde não são conhecidos ou dominados por adversários. O destino mais frequente tem sido São Paulo — o maior colégio eleitoral do país. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, esteve quatro vezes nas últimas duas semanas no estado. O senador tucano Aécio Neves também começa sua odisseia em terras paulistas, assim como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Marina Silva e José Serra (PSDB) têm concentrado esforços para resolver entreveros relacionados às suas possíveis candidaturas.

Desde 10 de agosto, a presidente teve seis agendas: Itapira, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo, no estado paulista, além de Porto Alegre (RS) e São João del-Rei, em Minas Gerais, berço político do ex-presidente Tancredo Neves e seu neto, Aécio. Na cidade mineira, ela anunciou liberação de recursos para o PAC Cidades Históricas, que beneficiará outros 44 municípios, justamente na Rua Tancredo Neves.

Já Aécio, que fez questão de deixar claro o desconforto com a ida de Dilma a Minas, começou ontem em Ribeirão Preto uma série de viagens pelo interior de São Paulo. Hoje, ele aproveita para ir a Barretos. A agenda do senador prevê ainda encontros regionais com lideranças e prefeitos do partido. O primeiro será em Curitiba, em 13 de setembro, e reunirá representantes do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ideia é fazer encontros semelhantes em Maceió, Manaus e Goiânia.

Apesar da movimentação, ele nega que as viagens tenham relação com a candidatura. “Como presidente do partido, inicio esta semana um roteiro de viagens pelo Brasil. Essa é a minha agenda para este ano, 2013. No ano de 2014, aí sim o PSDB definirá quem vai conduzir as suas bandeiras.”

O governador de Pernambuco , Eduardo Campos, também anda concentrando esforços em São Paulo. Ele esteve na capital na última quinta-feira para participar de uma palestra com sindicalistas da área de habitação e volta à cidade na segunda, estendendo a viagem até Santos.

Enquanto os pré-candidatos rodam o país preparando o terreno para a campanha, o ex-governador de São Paulo José Serra briga para realizar prévias no PSDB. Na última terça-feira, ele se reuniu com lideranças no Senado e jantou com 11 parlamentares. Já Marina Silva ainda pena para conseguir o registro de seu partido, a Rede Sustentabilidade. A Justiça Eleitoral questionou as assinaturas coletadas em cinco estados e os organizadores da legenda alegaram irregularidades na verificação. Após pedido de informações da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os cartórios eleitorais responderam ontem que a reclamação não procede. Mesmo com os contratempos, o grupo que comanda a criação da legenda entregará os documentos para registro ao TSE na segunda-feira.

Avaliação
Todos os pré-candidatos têm como desafio ainda conter as chances de Dilma se reeleger. Depois de meses tendo de lidar com a baixa popularidade, a presidente ganhou novo fôlego para a disputa: pesquisa divulgada ontem pelo Ibope apontou a avaliação de seu governo em ótimo ou bom cresceu 7% desde a última sondagem, de 12 de julho, chegando a 38% do total de entrevistados. A pesquisa, feita em parceria do Ibope com o jornal O Estado de S. Paulo, foi entre 15 e 19 de agosto, com 2.002 entrevistas em 143 municípios de todas as regiões do Brasil.

Dilma recebe Fernando Morais
Autor das biografias mais conhecidas de Assis Chateaubriand e de Olga Benário, o escritor Fernando Morais foi recebido ontem em audiência pela presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. Morais está trabalhando em um livro sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, centrado no período compreendido entre 1980 — quando Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) — até 2010, último ano de seu mandato presidencial.

Lula ironiza Alckmin no Acre
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao dizer, em tom de brincadeira, que o tucano não saberia cantar o hino do próprio estado. “Pergunte ao governador de São Paulo se ele sabe cantar o hino de São Paulo, que ele não sabe”, disse Lula, ontem, ao participar de solenidade em Rio Branco a convite do governador do Acre, Tião Viana (PT). Em clima de comício, o ex-presidente aproveitou os compromissos no estado para rebater críticas a governos petistas.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: