sábado, 24 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Vem aí a Central de Compras
O governo está para anunciar a criação da Central de Compras. Sua tarefa: promover uma única licitação para a aquisição de itens comuns para todos os ministérios. A ideia é comprar, no atacado, softwares, passagens aéreas, serviços terceirizados, computadores etc. Isso evitaria preços diferenciados em licitações. A Central terá regras de incentivo às empresas nacionais e antimonopólio.

Hora do recreio
Um dia após a coletiva, ocorrida em 13 de agosto, dos ministros Antonio Patriota (Brasil) e John Kerry (EUA), em debate na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Vanderlei Macris (PSDB-SP) sentenciou que a diferença de altura entre ambos era sinônimo da subserviência diante dos Estados Unidos. Presente, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) protestou. Bem humorado, ironizou: "Não tenho procuração para defender os baixinhos, mas altura não é sinônimo de caráter". Enquanto isso, como se fosse um gaiato, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) repetia em voz alta a palavra de ordem: "Baixinhos unidos, jamais serão vencidos". Risadas ruidosas na sala.

"Os grandes partidos articulam para 2014 como se não tivesse acontecido nada de junho para cá. Esse 'ouvir o clamor das ruas' parece ser só de boca pra fora"
Chico Alencar
Deputado federal (Psol-RJ)

Lição de vida
O Planalto não vê com bons olhos a criação de CPIs. Nem a da Siemens. A experiência indica que o trabalho dessas comissões não se volta contra cargos menores, como governos estaduais, vai é para cima do governo federal.

Dinheiro da China
Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) começam segunda-feira um roteiro de três dias de reuniões com empresas e integrantes do governo da China. Eles foram atrás de investimentos para as concessões de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias que estão prestes a serem licitadas.

Renan Calheiros x Henrique Alves
Na votação dos vetos, o entendimento do Senado, pelo qual os senadores definiriam a preferência, foi rejeitado pela Câmara. Os deputados adotaram um critério próprio, o de apreciar apenas os vetos que tranquem a pauta da Casa.

O clima de hoje na Bahia
Na pesquisa Ibope (17 a 21) no quarto maior colégio eleitoral do país a presidente Dilma lidera, com 40%; seguida de Marina Silva, 23%; Aécio Neves, 11%; e Eduardo Campos, 4%. Para o governo, Geddel Vieira Lima lidera na faixa dos 30%. Ele só perde a dianteira para o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ex-governador Paulo Souto. Lídice da Mata está em segundo, oscilando entre 13% e 18%.

Eles já são mais de 4 milhões
Reunido em Londres, com a comunidade de brasileiros que vive no exterior, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) adotou suas teses: criar a Secretaria Nacional do Emigrante, eleger deputados e votar para a Câmara e o Senado.

CPI confirmada
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) informou que a coleta de assinaturas para criar a CPI da Siemens começou na quinta-feira. Explicou que a demora ocorreu para dar mais tempo para negociar a presença do Senado nas investigações.

O PDT, em congresso neste fim de semana, avalia que é factível eleger uma bancada de 40 deputados federais nas eleições de 2014.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: