quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Indio da Costa (PSD) vai disputar o governo do Rio de olho em parceria com o PSDB

Tucanos, no entanto, ainda pretendem lançar o nome de Bernardinho

Bruno Góes

RIO — Ex-candidato a vice-presidente pelo DEM na chapa de José Serra (PSDB) em 2010, Indio da Costa, agora à frente do diretório estadual do PSD no Rio, será um dos candidatos à sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB). Com o apoio do ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, em dezembro, Indio deixou a Secretaria de Esportes e Lazer do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para cuidar de sua pré-candidatura. Apesar de o seu partido ser aliado do PT no plano nacional e trabalhar pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, Indio vai priorizar uma possível parceria com o PSDB no estado, para dar palanque a Aécio Neves (PSDB) este ano.

— Com esta candidatura, estou priorizando uma aliança com o PSDB, PPS, PV, Solidariedade... São partidos que ainda não têm candidato próprio — diz o pré-candidato, que também cita o PROS, partido de Miro Teixeira, possível candidato, e o PSB como possíveis aliados.

No governo Cabral, o PSD ocupa a secretaria de Agricultura e Pecuária (Christino Áureo) e a secretaria de Trabalho e Renda (Sérgio Tavares Romay). Já na prefeitura de Paes, a legenda comanda a secretaria de Defesa do Consumidor (Solange Amaral). Apesar de o PSD de Indio fazer parte dos governos do PMDB, o pré-candidato diz que não há incompatibilidade no lançamento de uma candidatura própria.

— O modelo do PMDB no Rio se esgotou — diz ele, que, entretanto, elogia a política de segurança pública adotada a partir da criação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).

A possível aliança de Indio com os tucanos, para o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, presidente do PSDB no Rio, não será possível no primeiro turno. Segundo ele, a união pode acontecer apenas na formação de uma frente de oposição, pois o PSDB terá candidatura própria.

— Já temos uma aliança feita com o PPS. Os partidos podem discutir uma frente de oposição. Mas nós temos candidatura própria — diz.

O plano dos tucanos, de acordo com Luiz Paulo, ainda é lançar ao governo do Rio o economista e técnico de vôlei Bernardinho. Ele ainda falou sobre a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, que foi filiada ao partido.

— (Ellen Gracie) é um excelente quadro, mas nunca conversei com ela. Ela foi filiada pelo diretório nacional. Mas o nosso plano é o Bernardinho. Essa decisão (sobre candidatura), no entanto, só será tomada em março, como foi acertado com o presidente (nacional do PSDB) Aécio Neves.

Indio da Costa diz que a sua candidatura será importante para a alternância de poder.

— Acredito que a alternância de poder consolida a democracia. Já temos 12 anos de PT no poder. E oito anos de PMDB no estado do Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: