sexta-feira, 15 de julho de 2016

Aécio afirma que PSDB quer presidir a Câmara

Por Vandson Lima – Valor Econômico

BRASÍLIA - Presidente do PSDB e considerado um dos articuladores fundamentais para a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição ao comando da Câmara dos Deputados, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é taxativo em afirmar que "o PSDB tem condições e pretensão de presidir a Câmara a partir de 2017".

Ao Valor, Aécio avaliou que "o PSDB na presidência de uma das Casas [Câmara ou Senado] é bom para Michel Temer", pois consolida um novo eixo político, composto por PSDB, DEM, PPS e PSB, que está alinhado com o governo do presidente interino. No Senado, há um acordo para que Eunício Oliveira (PMDB-CE) presida a Casa em substituição a Renan Calheiros (PMDB-AL) no próximo biênio.

Aécio nega que tenha havido qualquer acerto de reciprocidade, no qual Maia apoiaria um futuro candidato tucano à sua sucessão, em fevereiro. Mas pondera que seu trabalho priorizou a união dessas siglas, para a consolidação de um "novo eixo" que atuará cada vez mais afinado daqui para frente - o que por sua vez cria as condições para que um deputado do PSDB, maior partido do grupo, postule a vaga.

"A preocupação principal foi manter esse nosso campo político coeso. Foi nosso principal trabalho. Procuramos dissuadir candidaturas dentro do nosso campo e nos unir em torno de um nome. Deu certo".

Um dos principais atores nessa costura, lembra Aécio, foi Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que estava ao seu lado no momento da conversa com a reportagem. Seria ele o nome tucano para a presidência da Câmara no próximo ano? "Imbassahy foi fundamental nessa construção. Ele é um dos grandes nomes que temos", disse, olhando para o deputado.

O senador recebeu a primeira visita de Maia em sua agenda inaugural como presidente da Câmara. O deputado do DEM foi ao encontro de Temer e, depois, Renan, apenas depois de estar com o tucano, que o acompanhou no encontro com o presidente do Senado.

"Vejo que nasce um novo tempo nas relações internas no Congresso Nacional, com a eleição do deputado Rodrigo Maia. Tem que ser utilizado em favor dos brasileiros, com a priorização de uma robusta pauta que vem aguardando na fila há muito tempo, tanto de temas econômicos, quanto em temas políticos", disse Aécio. Em parceria com o senador Ricardo Ferraço, Aécio apresentou a Maia e Temer uma proposta de emenda à Constituição (PEC) propondo alterações no sistema político-eleitoral.

Nenhum comentário: