terça-feira, 11 de outubro de 2016

No Ibope, Crivella tem 51% e Freixo, 25%

Pesquisa do Ibope divulgada pela TV Globo mostra que o candidato do PRB a prefeito do Rio, Crivella, tem 26 pontos de vantagem sobre o adversário do PSOL. Crivella lidera com 51% dos votos contra 25% de Freixo. Descontados os votos em branco e nulos, além dos eleitores indecisos, o senador chega a 67% contra 33% do deputado.

Dianteira de Crivella

• Primeira pesquisa Ibope no 2º turno mostra candidato do PRB 26 pontos à frente de Freixo

Fernanda Krakovics - O Globo

Na primeira pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Ibope neste segundo turno para a prefeitura do Rio, o candidato do PRB, Marcelo Crivella, lidera com 26 pontos percentuais de vantagem sobre Marcelo Freixo (PSOL): 51% a 25%. Ainda de acordo com o instituto, 21% pretendem votar em branco ou anular, enquanto 3% estão indecisos.

Na véspera da votação do primeiro turno, no dia 30 de setembro, a simulação de segundo turno feita pelo Ibope entre Crivella e Freixo registrou 47% a 25%. A margem de erro da pesquisas é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa divulgada ontem, foram feitas 1.001 entrevistas entre sexta-feira e domingo. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-00933/2016.

O Ibope também pesquisou a migração de votos de quem declarou ter optado, no primeiro turno, pelos candidatos derrotados Pedro Paulo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Indio da Costa (PSD) e Carlos Osorio (PSDB). Crivella tem o melhor desempenho entre o eleitorado de Bolsonaro, com 67%, e Freixo, no de Indio, com 30%. Mas a maioria do eleitorado de Indio, 37%, pretende migrar para Crivella.

Informalmente, o candidato do PRB já recebeu o aval de Bolsonaro, que tem feito campanha na internet contra Freixo. O candidato do PSC ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 14% dos votos. Indio também sinalizou que apoiará Crivella, a quem deve entregar amanhã uma carta de compromissos em troca do apoio. O candidato do PSD estava inclinado a Freixo, com quem tem boa relação, mas o fundador e presidente do PSD, Gilberto Kassab, fechou com Crivella.

Entre os eleitores de Pedro Paulo, 52% disseram que votarão em Crivella. O PMDB liberou seus quadros no segundo turno. Anteontem, a vereadora mais votada do partido e em quarto lugar no geral, Rosa Fernandes, divulgou um vídeo de apoio ao candidato do PRB.

A maioria dos eleitores de Osorio, 47%, também pretende aderir a Crivella. No último sábado, após uma reunião de quase três horas, o Diretório Municipal do PSDB decidiu, por unanimidade, manter-se “neutro” no segundo turno. Apesar disso, só liberou seus filiados para votar em Crivella.

Entre os entrevistados pelo Ibope que declararam ter votado no candidato do PRB no primeiro turno, 92% pretendem manter essa posição. No caso de Freixo, a fidelidade é de 90%. Já os que, no primeiro turno, votaram em branco, nulo, se abstiveram, escolheram um candidato que não foi listado na pesquisa, como Jandira Feghali (PCdoB), ou não quiseram responder, 45% pretendem votar em branco ou nulo.

MAIS ESCOLARIZADOS PREFEREM FREIXO
Freixo empata tecnicamente com Crivella entre os que têm ensino superior. Nesse caso, o placar é de 40% para o candidato do PRB e de 37% para o do PSOL, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na divisão por rendimento familiar, Freixo também tem seu melhor desempenho no segmento acima de cinco salários mínimos, a maior faixa de renda do recorte feito pelo Ibope, com 32% das intenções de voto. Ainda assim perde para Crivella, que surge com 44%.

Crivella se sai melhor entre os que têm menos escolaridade, com 64% entre os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental, e entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo, com 62%

Na segmentação por faixa etária, Crivella tem o melhor desempenho na faixa de 35 a 44 anos, com 60% de intenções de voto, contra 24% de Freixo. O candidato do PSOL se sai melhor entre os mais jovens. Ele tem 32% das intenções de voto na faixa que vai de 16 a 24 anos. Mesmo assim, perde para Crivella, que aparece com 50%.

O Ibope perguntou quem será o próximo prefeito, independentemente da intenção de voto do entrevistado: 69% citaram Crivella e 18%, Freixo. Crivella comemorou o resultado da pesquisa: — Mais uma vez, quero manifestar minha profunda gratidão diante do reconhecimento e do carinho dos eleitores. Os números indicam que estamos no caminho certo de tentar unir os cariocas em torno de nossa proposta de usar o dinheiro do povo para cuidar das pessoas. Freixo tentou minimizar o levantamento: — O segundo turno, na prática, começou hoje, com o programa de TV. Essa pesquisa retrata uma realidade do primeiro turno. Daqui a uma semana, já haverá uma realidade bem melhor, mais equilibrada. Nossa estreia na TV foi muito boa, e nosso programa vai ser fundamental para reverter isso.

Em debate da TV Bandeirantes na última sexta-feira, Freixo acusou aliados de Crivella de disseminarem boatos contra ele. A campanha identificou a distribuição, por exemplo, de um áudio, imitando sua voz, com críticas a taxistas.

Crivella se eximiu de responsabilidade e fez um paralelo: disse que Freixo se aliou a partidos envolvidos no petrolão, mas frisou que nem por isso o candidato do PSOL pode ser cobrado pelo escândalo de corrupção. (Colaboraram Gustavo Schmitt e Miguel Caballero)

Nenhum comentário: