segunda-feira, 8 de abril de 2019

Vinicius Mota: Entropia

- Folha de S. Paulo

Dilma e Lula cometeram barbaridades no auge da aprovação; moderação favorece eficácia na política

Os resultados do Datafolha completam um ciclo de notícias confortadoras em torno do presidente da República. Jair Bolsonaro tornou-se mais parecido com um governante comum, atravessado por limitações que começa a reconhecer.

Recuou em frentes que produziam atrito gratuito, da embaixada em Jerusalém ao Ministério da Educação. Pôs areia na engrenagem do ministro da Economia ao acenar com a retirada da capitalização na Previdência, ideia fixa de Paulo Guedes.

O presidente também ampliou seu papel na negociação da reforma do sistema de aposentadorias com partidos importantes no Congresso. A manter-se no proscênio, cresce a probabilidade de aprovação tempestiva de um programa satisfatório.

A popularidade mediana favorece o ambiente em que a política representativa pode ser mais eficaz. Retira a coroa e o cetro do presidente sem, no entanto, atirá-lo à lona. Fortalece parlamentares mais no sentido da cooperação que no da retaliação.

Não por coincidência, as maiores barbaridades do segundo governo Lula e do primeiro Dilma coincidiram com aprovações presidenciais estratosféricas. O chefe de governo brasileiro, já constitucionalmente forte, tende ao czarismo nesses momentos.

A entropia, o desgaste natural que envolve tudo o que é sólido no universo, vai ajudar Bolsonaro a enfocar os temas e as ações realmente importantes para o sucesso de sua gestão. Na economia, a agenda das reformas. Na política...

Bem, na política está o seu calcanhar de aquiles. E não se trata de realizar ajustes na condução do governo para atingir objetivos de curto prazo na Previdência, o que parece factível neste contexto de tesouros públicos quebrados Brasil afora.

A doença crônica do bolsonarismo é a carência de bolsonarismo organizado. Não há partido ou movimento coerentes a sustentá-lo. Nem sequer um broto disso. Sem essa espinha dorsal, nada sobrevive ao tectonismo da política.

Nenhum comentário: