quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Frei Betto* - Bolsonaro e a religião

Folha de S. Paulo

Como considerar discípulo de Jesus um homem devoto do torturador Ustra?

O segundo mandamento da lei de Deus, conhecida como decálogo, é "Não usar o santo nome de Deus em vão". E, no entanto, nunca se viu um presidente da República evocar tanto o nome de Deus como o atual ocupante do Planalto.

Alguém poderia objetar: que mal há em evocar o santo nome? Nenhum, se a pessoa se esforça por viver os valores ensinados pela Bíblia, considerada por nós, cristãos, a palavra de Deus. Não é o caso do Inominável. Enquanto Jesus propõe "Amai-vos uns aos outros", ele insiste em estimular a prática de "armai-vos uns aos outros". Ou "Pátria armada, Brasil".

A manipulação política do nome de Deus é velha como o cachimbo de Adão. Já no século 4 o imperador Constantino, ao perceber que a perseguição aos cristãos, movida pelo Império Romano, tornava seu governo cada vez mais impopular, se declarou convertido à fé cristã, cessou a repressão e deu aos bispos o status de príncipes. Pura cooptação da igreja para impedir que o império desabasse. E a prova de que sua suposta conversão consistia em golpe político é que só se deixou batizar ao se encontrar no leito de morte. Com certeza por via das dúvidas, por temer as penas do inferno...

Jair Bolsonaro (PL), na infância, foi batizado na Igreja Católica. Adulto, se fez batizar, na Judeia, pela igreja evangélica. Como se o sacramento do batismo admitisse segunda edição... Mero jogo político ao perceber o crescimento dos evangélicos no eleitorado brasileiro. E como considerar discípulo de Jesus um homem que é devoto do coronel Brilhante Ustra, um dos mais cruéis torturadores da ditadura militar?

Bolsonaro se arvora em defensor da família. Sim, gosta tanto de família que já está na terceira, após dois casamentos desfeitos. E, em janeiro de 2018, questionado pela mídia por que, como deputado federal, recebia auxílio-moradia se possuía imóvel próprio em Brasília, não teve o menor pudor em responder: "Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio-moradia eu usava para comer gente".

eleitor precisa estar atento ao fato de Jesus, no Evangelho, em especial no capítulo 23 de Mateus, criticar duramente não os ateus ou praticantes de outras religiões, mas os religiosos aproveitadores e corruptos de sua própria religião, o judaísmo. Tratou-os como "raça de víboras", "sepulcros caiados", "guias cegos", "hipócritas". Denunciou-os: "Não imitem suas ações, pois falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles próprios não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo" (3-4).

Isso faz lembrar padres e pastores que falam mais do diabo que de Deus, ameaçam os fiéis com as penas do inferno, inflam nas pessoas os sentimentos de culpa, enquanto recolhem o dinheiro sofrido dos pobres para viverem como marajás. Por isso, estão dispostos a apoiar o governo que assegura seus privilégios, não cobra impostos das igrejas e concede a elas sistemas de rádio e televisão.

Perguntado a que veio, Jesus respondeu: "Vim para que todos tenham vida e vida em abundância" (João 10,10). Ora, será que pode ser considerado seguidor de Jesus um governante que nada faz para impedir a mortandade de quase 700 mil pessoas por Covid e ainda receita medicamentos condenados pela ciência; libera a importação e o comércio de armas, para alegria dos bandidos; arranca recursos da saúde e da educação para abastecer orçamentos secretos; ignora as vidas dos indígenas; e faz piada de mau gosto a respeito dos quilombolas, como se fossem porcos pesados em arrobas?

Esta não é uma eleição entre o bem e o mal. É, sim, entre a morte e a vida. Você, eleitor cristão, escolhe. Mas tenha presente o que disse Jesus: "Ele não é o Deus de mortos, e sim de vivos" (Mateus 22,32).

*Escritor e assessor de movimentos populares, é autor de “Tom Vermelho do Verde” (Rocco), romance sobre devastação da Amazônia e massacres de indígenas

17 comentários:

Anônimo disse...

A religião de Bolsonaro é a mentira! Seu deus é o Centrão! E a única família que interessa é a sua...

Anônimo disse...

O problema é que a esquerda em todo mundo persegue os cristãos,
Foi assim na China, em Cuba ,Venezuela e agora na Nicarágua a onde o ditador de esquerda Daniel Ortega declarou guerra à igreja católica , está prendendo bispos e padres sequestrando fiéis, incendiando igrejas, destruindo as imagens santas.
Sem dizer no apoio ao aborto, as drogas, a ideologia de gênero nas escolas, tudo contra os princípios cristãos
E é por isso que os cristãos estão fazendo campanha contra o Lula , porque ele que represente e defende tudo isso mencionado acima
É por isso e por outras que Bolsonaro será reeleito com chances de vencer no primeiro turno
anota aí

Anônimo disse...

Acho deplorável pessoa religiosa ter partidos políticos . O cristão verdadeiro deve amar a todos de forma igual, não obstante seu partido político. O sacerdócio é amar o próximo não obstante o que as pessoas façam. Em missas de Sétimo Dia da morte de algum conhecido, noto que em vez de falar sobre a pessoa que morreu ficam falando e doutrinando a respeito de polific. Isso é muito feio é muito feio e
anti religião. A caridade antes de tudo.



Anônimo disse...

Este é uma afirmação importante que políticos não respeitam: “ Não Roubaras”. O Sr acha que é importante?

Anônimo disse...

Tem políticos que saqueiam o bem publico. Acha que eles confundem com o bem privado? Como anda sua consciência seu padre?

Anônimo disse...

Fingimento tem que ter hora e ambiente. Não gosto do Bolsonaro mas não concordo com o Sr. Por ter língua afiada está passando à mensagem de modo errado.

Anônimo disse...

A falta de ética e de verdadeiro sentimento religioso de Bolsonaro é demonstrada na página:
bolsonaro.com.br
Outros crimes dele são detalhados lá. Por este motivo, estão tentando bloquear o acesso do público a tais informações. Canalhas que vivem falando em "liberdade de expressão" estão por trás destas tentativas. Não conseguirão esconder a verdade!

Anônimo disse...

Todo mundo está careca de saber quem é Bolsonaro r e quem é Lula. Vai escolher o Lula , apesar dos
pesares, porque queremos nos livrar do estrupício, este tem uma malignidade destruítiva que o qualifica de rei dos Reis dos quintos do inferno. Ninguém aguenta mais o boçal pomba gira. Totalmente inútil para a humanidade, burro falante das catacumbas, vampiro sanguessuga dos polos negativos se encontrando, efeito de radioatividade ,as choque de mundos, desmilinguido e fétido, calouro de auditório de répteis, efeito de macumba, Macunaíma em versão piorada. Posso ficar a noite inteira escrevendo vou me poupar.Entenderam como eu odeio esse cara ou querem que eu desenhe?

Anônimo disse...

Quero dizer, padre não deveria estar mentindo para ajudar políticos nos meios de comunicação.

Anônimo disse...

E pastor pedir propina em barras de ouro e bíblias pode?

ADEMAR AMANCIO disse...

Excelente artigo,eu só não conheço 'padres' vivendo como marajás,só pastores.

Anônimo disse...

O site Bolsonaro. Com. Br foi apropriado pela esquerda pirata que promove desinformação em massa com Fake News denegrindo a imagem do presidente a esquerda só vive de mentira inclusive a própria candidatura do Lula é uma grande mentira o maior corrupto de toda história do Brasil que saqueou a nação falando em defender os trabalhadores

Anônimo disse...

Coincidência, Lula está no terceiro também e daí? E por isso que a Igteja Católica está perdendo fiéis é pela hipocrisia. O Sr não acredita que os Judeus já sofreram o suficiente? Eles são humanos também erram. O Sr bao entendeu o que o
Papa disse quando visitou um campo de concentração? Foi os humanos que pagaram mais caro o preço da vida. Estão redimidos para todo o sempre.

Anônimo disse...

Judeus são gente como a gente e aqueles que roubam dos pobres? Política e o estigma de roubar principalmente dos pobres. Não o defenda.

Anônimo disse...

Bolsonaro: mentira acima de tudo, Centrão acima de todos! E o nome de Deus sendo usado pra esconder toda esta safadeza e crimes em série.

Anônimo disse...

Resposta ao Ademar, vá em Roma meu senhor, vc vai achar de tudo.!Menia de 25 anos estupadra e seu cadáver desaparecidos. Zeloso contador falsificando as contas do Vaticano. Pedófilos e tarados impunes depois de exterminar com a infância de boys desamparados. Em um dia desses o Papa Francisco foi ao Canadá pedir desculpas pelo erro da Igreja ao confinar crianças e adolescentes aos cuidados desses seres imundos das igrejas. As protestantes eu nem refiro mais pois para mim não é religião mas seitas. Sou Católica e acredito e sigo Deus, não acreditando em ídolos de barro . A inquisição não pagou o preço que os Judeus pagaram. Só gente ignorastes ignoram isto.

Anônimo disse...

Digo: menina de 15 anos.