quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Elio Gaspari - Bolsonaro quer disputar 2022 com as armas de 2018

O Globo

O capitão comete o erro dos generais

A frase é atribuída a Winston Churchill:

— Os generais estão sempre preparados para combater a última guerra.

Os sinais dados por Jair Bolsonaro indicam que ele quer disputar 2022 com as armas de 2018. É uma tarefa impossível, porque, no meio desse caminho, estão os mortos da pandemia, a carestia e seus três anos e oito meses de governo. Lula continua tangenciando o tema da corrupção ocorrida em seu governo, mas falta ao sentimento antipetista o vigor de 2018. A aura de santidade da Operação Lava-Jato virou fumaça. Personagens eleitos em 2018 na onda que levou Bolsonaro ao Planalto desapareceram do mapa, como o fulgurante juiz Wilson Witzel, no Rio, e João Doria, em São Paulo. Romeu Zema, eleito em Minas Gerais, disputa a reeleição descolado do capitão.

No debate da Band, Bolsonaro gastou seus dois minutos de considerações finais (livres de qualquer provocação) para relacionar Lula aos presidentes de Chile, Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Argentina. Arrumou uma encrenca diplomática inútil, pois a eleição é no Brasil. Ademais, enquanto Bolsonaro teve um chanceler que se orgulhava da condição de pária em que o país foi colocado, Lula teve boas relações com o republicano George W. Bush, e o democrata Barack Obama, ao encontrá-lo, disse que “esse é o cara”.

Os dois minutos finais do debate foram usados por todos os outros candidatos para dizer o que querem fazer do Brasil nos próximos quatro anos. Bolsonaro preferiu dizer que não quer que suceda a Pindorama o que estaria acontecendo alhures. Esse assunto é de 2018.

Enquanto Lula lançava pontes para um entendimento com os eleitores de Ciro Gomes, chamando-o de “amigo”, Bolsonaro agrediu-o. Má ideia.

Bolsonaro previu que seria massacrado no debate da Band e, de fato, sofreu com as interpelações de candidatos com baixo desempenho nas pesquisas. Essa é a vida de quem vai melhor. De certa maneira, o debate fortaleceu Ciro Gomes e Simone Tebet. Ambos perseguem os votos de pessoas que estão indecisas, não querem votar no capitão ou em Lula e só votam num dos dois se não houver alternativa.

A pesquisa do Ipec captou as preferências seguintes à sabatina do Jornal Nacional, mas não cobriu o debate de domingo. Nela, Ciro e Tebet continuaram comendo poeira. Falta uma nova rodada, que reflita o debate da Band. Se ela mostrar um crescimento dos dois, será quase certo o segundo turno.

Bolsonaro tem à sua disposição o 7 de Setembro, que transformou num evento de marquetagem municipal e necrófila com o coração de Dom Pedro I.

O Bolsonaro do debate da Band falou para uma plateia de 2018 que não existe mais. O candidato que prometia governar com “bancadas temáticas” sabia que isso era uma ficção. Tentou criar seu partido, o Aliança Brasil, fracassou e aninhou-se no velho Centrão. Até aí, nada de novo, pois foi esse o percurso de Sarney, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer. Em 2018, a tarefa lhe foi fácil. Lula estava preso, e o governo vulnerável para quem prometia um mundo novo.

Passaram quatro anos, e o capitão é vidraça. O professor Delfim Netto ensina que os governos precisam abrir a quitanda às 6 da manhã, com berinjelas para vender e troco para a freguesia. A berinjela, como o chuchu e o tomate, está cara, e o rapaz que fazia as entregas da quitanda pegou Covid-19 porque não se vacinou.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bostonaro é o que seu nome lembra: merd... pura!
bolsonaro.com.br expõe e relembra muito mais deste putrefato canalha, criminoso a espera de julgamento.

Anônimo disse...

O Lula não sai na rua e quando sai é vaiado e xingado de ladrão!
aonde estão os 40% do seus eleitores ?
Bolsonaro ao contrário aonde vai , em qualquer canto do do Brasil seja cidade pequena ou grande , o povo vai pra rua para aplaudir e festejar a sua presença
O ladrão tem medo do povo e essa imensa rejeição popular, mais um ano e meio de cadeia e uma vida inteira de cachaça, está fazendo ele ficar fraco das ideias, o que justifica aquele apagão durante a entrevista da Band
Anota aí presidente reeleito

ADEMAR AMANCIO disse...

Lula tem medo de sair às ruas porque os bolsonaristas são muito violentos,eu também tem medo dessa gente.

Anônimo disse...

A campanha bolsonarista quer liberdade de expressão pra espalhar suas mentiras, mas quer bloquear as verdades divulgadas pelos adversários. Os canalhas querem censurar o bolsonaro.com.br!
Assim são as tantas contradições dos cúmplices de Bolsonaro!

Anônimo disse...

O site Bolsonaro. Com. Br foi apropriado pela oposição de esquerda para denegrir, caluniar e mentir em relação ao presidente espalha Fake News com o nome do Bolsonaro
Promove desinformação em massa
Mentira é a especialidade da esquerda

Anônimo disse...

Concordo com anônimo acima a maior mentira é a própria candidatura do Lula o maior corrupto da história do Brasil candidata presidente