sábado, 24 de janeiro de 2009

Lula, quatro presidentes e ministros dividirão o palco do Fórum Social

Soraya Aggege e Chico de Gois
DEU EM O GLOBO

Chávez, Morales, Rafael Corrêa e Fernando Lugo participarão de encontros

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupará os palcos do 9º Fórum Social Mundial, em Belém (PA), que começa na próxima terça-feira e vai até 1º de fevereiro, ao lado dos colegas Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai), segundo anunciou ontem o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República. Lula tem participação prevista em pelo menos dois grandes eventos, dias 29 e 30. O governo participará de cerca 70 encontros no Fórum. Já o PT estará em outros 20 eventos e levará mais de dez mil militantes a Belém.
Além da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à sucessão presidencial, desembarcarão em Belém, a partir de domingo, 11 ministros e centenas de funcionários do governo federal. Nenhum ministro da área econômica tem presença prevista no FSM, que terá a crise global como um de seus principais temas.

Governo não informa gasto com viagens de funcionários

Os gastos do governo com as viagens e quantidade de funcionários deslocados não foram informados pelo governo. Segundo Dulci, os ministérios de Justiça, Saúde, Turismo e Educação repassaram R$77,5 milhões ao governo do Pará para investimentos na cidade.

Até ontem, 100,2 mil pessoas estavam inscritas para participar do FSM, mais de 80% brasileiras. A expectativa é a de que o evento reúna, ao todo, 120 mil ativistas sociais e políticos.

Participarão do FSM, além de Dilma, que integrará mesas como "A participação da mulher na política", e do próprio Dulci, que fará um balanço do governo Lula, os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Carlos Minc (Meio Ambiente), Tarso Genro (Justiça) e José Gomes Temporão (Saúde), entre outros.

Na noite de quinta-feira, haverá um debate reunindo pelo menos 8 mil participantes. Dele farão parte os presidentes Lula, Hugo Chávez, Rafael Correa, Fernando Lugo e Evo Morales. O tema do debate será "América Latina e o desafio da crise internacional".

Lula não vai ao FSM desde 2005, depois de ter participado das edições de 2001, 2002 e 2003. Este ano, ele decidiu não ir ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, para onde mandará o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Dulci descartou ontem qualquer ingerência do Planalto no evento. E negou o suposto preconceito contra o Fórum Social:

- Se o governo apoia grandes eventos culturais e esportivos, por exemplo, por que não apoiar um grande evento social?

Nenhum comentário: