sábado, 24 de janeiro de 2009

'Heróis' de Lula, usineiros demitiram 70 mil em 2008

Eliane Oliveira
DEU EM O GLOBO

Presidente ficou estarrecido

BRASÍLIA. Na noite da última quarta-feira, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, números que o deixaram estarrecido. Em dezembro de 2008, o número de desempregados no campo foi de 134 mil pessoas, o dobro do registrado no mesmo mês de 2007. E mais: a perda de postos de trabalho no setor sucroalcooleiro contribuiu com nada menos que 70,1 mil demissões. Ou seja, os que mais demitiram foram os usineiros - a quem Lula chamou de "heróis" em 2007 por terem uma "política séria" de investimentos.

Os desempregados nas lavouras de cana correspondem a 52% do total. Segundo o ministro, Lula determinou que sejam estudadas medidas para estimular os produtores. Também revelou que outros produtos causam preocupação ao presidente. São eles café, algodão e carne suína.

- O setor sucroalcooleiro passou por apertos muito grandes com a crise. Demitiu, não gerou empregos e congelou investimentos - afirmou Stephanes.

O economista da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ricardo Severo, disse que o reflexo da crise financeira internacional é um fator importante no desemprego do setor. Ele lembrou, porém, que já havia demissões no campo, em decorrência do avanço da colheita mecanizada nas lavouras. Severo lembrou que 1% de mecanização em São Paulo, por exemplo, equivale a 2.700 trabalhadores demitidos.

O ministro da Agricultura disse que o setor sucroalcooleiro será tratado em separado de outras culturas. Medidas para melhorar o cenário atual, incluindo formas de garantir oferta, exportação e preços, estão em discussão.

Para outras culturas, Stephanes destacou a seca no Sul, que fez com que o Paraná tivesse queda de 30% na produção. Outro problema foi a necessidade de recursos para comercialização da safra, que começa a ser colhida no próximo mês. O governo já garantiu uma verba adicional de R$5 bilhões, mas o ministro pediu à Fazenda mais R$2 bilhões para as cooperativas.

Nenhum comentário: