DEU EM O GLOBO
Dilma diz que seria de mau gosto explorar sua doença, positiva ou negativamente
Dilma diz que seria de mau gosto explorar sua doença, positiva ou negativamente
RIO BRANCO, MANAUS E BRASÍLIA. Um dia após pedir em discurso orações pela ministra Dilma Rousseff, o presidente Lula criticou ontem a avaliação feita por ministros como Fernando Haddad (Educação) e o assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, de que ela sairá fortalecida politicamente do episódio envolvendo sua doença. Dilma também condenou essa avaliação.
- Eu, sinceramente, não posso imaginar como é que alguém sai fortalecido porque teve um câncer. E só estou desejando a recuperação da Dilma. Ela certamente não tem nada mais. O câncer já foi tirado, é só um tratamento preventivo, graças a Deus - disse Lula, em entrevista após encontro com o presidente do Peru, Alan García, em Rio Branco. - Não sei como alguém pode explorar um problema de saúde. Sobretudo para uma pessoa jovem e disposta como a Dilma.
Em Manaus, Dilma condenou a exploração política de sua doença:
- Não vi até agora conduta exploratória por parte de ninguém. Está bastante respeitoso o tratamento. Seria de muito mau-gosto tentar, de uma forma ou de outra, explorar, seja no sentido negativo ou positivo.
A ministra falou do período que viveu a expectativa dos exames sobre o linfoma:
- A gente passa um tempo torcendo para aquilo não ser, né? Até que confirmam que aquilo é. E você tem que enfrentar. Fiquei 23 dias esperando, e tinha dia que achava que era e dia que achava que não era. Até que chegou o resultado final. Tive apoio do presidente Lula e fiz a comunicação. Até porque isso não é bicho de sete cabeças. É só uma doença. E doença é um desafio e desafio a gente enfrenta, passa por cima e supera.
Lutando contra o câncer desde 1987, o vice José Alencar disse que Dilma deve enfrentar a doença com serenidade e sugeriu que se dedique ao trabalho:
- Eu tenho bastante experiência de câncer. O tratamento é normal para que haja cuidado maior, porque o câncer já foi extirpado. É muito importante que ela vá avante com o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário