sábado, 22 de agosto de 2009

"Irrevogável" vira piada no Twitter

Daniela Arrais
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

A afirmação do senador Aloizio Mercadante, em sua página no Twitter, de que renunciaria à liderança do PT em "caráter irrevogável" acabou se transformando em motivo de críticas e chacotas no microblog.

Após o senador ter voltado atrás na decisão, usuários da rede, que permite envio de mensagens de até 140 caracteres, passaram a usar "irrevogável" em piadinhas.

"Aguardem meu pronunciamento em caráter #irrevogável: Não tomarei mais cerveja neste ano", disse @esdrasoliveira -no Twitter, o nome de usuário é acompanhado por arroba.

Para identificar todos os comentários, os usuários do serviço usam a hashtag (jogo da velha que indica um assunto) #irrevogável quando escrevem sobre Mercadante. O senador contava, até o fechamento desta edição, com cerca de 14.700 seguidores.

A usuária @anapaulals aproveitou o assunto para perguntar ao "Dicionário Houaiss", que mantém um perfil no microblog (@novo houaiss), se poderia explicar a Mercadante o significado de irrevogável. O dicionário deu a resposta: "Não revogável; que não se pode anular, apagar; de que não se pode voltar atrás".

O @microcontoscos se inspirou em Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa Metamorfose Mercadante... do que ter aquela velha decisão irrevogável sobre tudo".

Colegas

Em sua página, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ; @gabeiracombr) ironizou a decisão:

"Pobre Mercadante: até para sair da liderança tem que pedir autorização ao Lula..." O senador Cristovam Buarque (PDT-DF; @Sen- Cristovam) também se manifestou: "O erro do PT foi tratar um grande líder como Lula um deus, a renúncia do Mercadante mostra este endeusamento".

Por e-mail, o senador Mercadante disse à Folha: "Anunciei minha renúncia em caráter irrevogável, mas também coloquei no Twitter que fui convidado para uma conversa com o presidente Lula antes do meu discurso. No encontro, Lula fez um apelo pela minha permanência na liderança, alegando que sou imprescindível ao governo e ao país e não tive como recusar".

Acesse o Twitter (www.twitter.com) e digite, na caixa de busca, #irrevogável.

Nenhum comentário: