quinta-feira, 21 de julho de 2011

Enquanto isso, na Bahia, Lula 'inaugura' hospital ...

Lula ainda "inaugura" hospital
Biaggio Talento e Patrícia França
Em viagens como de candidato, petista até visita obra que não pôde entregar

Feira de Santana e Salvador. Fora do principal cargo da República há quase sete meses, o ex-presidente Lula teve uma jornada de candidato, ontem, na Bahia, circulando por Santo Amaro da Purificação, Feira de Santana e Salvador, sempre ciceroneado pelo governador Jaques Wagner (PT), que o levou às três cidades no helicóptero do governo do estado.

A campanha informal de Lula parece contrariar o que ele declarou em Feira de Santana, de que conseguira "desencarnar" do cargo de presidente. Lá, ele visitou as instalações do Hospital Estadual da Criança, que não pôde inaugurar no ano passado porque uma chuva forte impediu o pouso do helicóptero. Foi em Feira que o ex-presidente deu declarações sobre a crise no Ministério dos Transportes, ao ser perguntado sobre o que achava de Dilma ter demitido 16 integrantes daquela pasta:

- Pode chegar a cem, pode chegar a um milhão, a dez milhões. O problema é o seguinte, eu dizia isso quando era presidente e tenho certeza que Dilma pensa igual: só existe uma forma de as pessoas não serem investigadas, não serem punidas, é as pessoas não cometerem erros. Se as pessoas agirem com honestidade, com decência, todo mundo poderá ser absolvido - disse ele, que nada falou sobre o fato de o esquema do PR ter sido montado nos Transportes ao longo dos seus dois mandatos.

Ele definiu sua atual condição: "ajudante da presidente Dilma", disposto a "andar pelo Brasil" e "voltar a conversar com o povo brasileiro". Tudo para não deixar na mão a sua sucessora: "Tenho plena convicção da competência dela e que vai fazer um extraordinário governo e naquilo que for necessário ajudar estarei ajudando", disse.

A jornada do ex-presidente começou em Santo Amaro da Purificação, na casa de dona Canô Veloso, de 103 anos.

- Hoje é dia do amigo, então eu vim visitar minha amiga - disse ele. Do lado de fora do sobrado da matriarca da família Veloso, uma multidão gritava o nome de Lula e cantava suas músicas de campanha.

Em Salvador, Lula teve encontro fechado com militantes e parlamentares do PT baiano. Hoje, seguirá para Pernambuco.


 FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: