quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Opinião do dia – Armênio Guedes: Série Brasil e Itália

"A série Brasil e Itália é uma nova ocasião de encontro entre a cultura política democrática e socialista de dois países que tanto têm em comum. Ao longo de décadas, Antonio Gramsci, Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer contribuíram para renovar a esquerda brasileira no sentido da democracia. Grandes e respeitados intelectuais e dirigentes políticos souberam, no limite do tempo e da capacidade e da capacidade de cada um, levar a política comunista do século XX mais além das suas próprias antinomias, buscando reconciliá-la com os princípios universais da democracia política.

 Realizada pela Fundação Astrojildo Pereira, associada à Fundação Instituto Gramsci, de Roma, e ao site Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org), esta série pretende reacender o diálogo entre o pensamento progressista dos dois países e tra elementos para o surgimento e a consolidação de um vigoroso reformismo de esrquerda entre nós, capacitando-o para enfrentar o conceitualmente os desafios inéditos que o século XXI nos propõe."

Armênio Guedes, 93 anos, velho dirigente do antigo PCB, na apresentação da série Brasil e Itália, no livro A Modernização sem o moderno – análise de conjuntura na era Lula, de Luiz Werneck Vianna. Fundação Astrojildo Pereira / Contraponto, Brasília, 2011.

Nenhum comentário: