sábado, 31 de dezembro de 2011

Eleições 2012: PPS já tem pré-candidatos a prefeito em 20 capitais

PPS aposta no lançamento de candidatos próprios nas maiores cidades do país

Assessoria PPS

Pré-candidatos do partido já começam a ouvir a população para preparar os seus projetos de governo e traçam as estratégias para a campanha eleitoral

As eleições municipais de 2012 vão delinear a nova correlação de forças políticas no país e servirão de termômetro para a disputa presidencial de 2014. De olho na importância desse pleito, o PPS começa a construir candidaturas próprias às prefeituras e chapas fortes para as câmaras municipais na maior parte dos municípios brasileiros. Uma das metas do partido é intensificar sua atuação nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Nas capitais, por exemplo, o partido já conta com 20 pré-candidatos a prefeito (confira quadro abaixo).

“O diretório nacional aprovou resolução determinando que devemos ter candidato próprio a prefeito nas cidades com maior densidade eleitoral. O PPS está bem preparado e vai com força para disputa”, afirma o presidente nacional do partido, deputado federal Roberto Freire (SP). Para ele, as candidaturas são fundamentais para o fortalecimento e a consolidação das posições do partido nos estados.

Já o secretário-geral do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), afirma que as candidaturas próprias são inevitáveis. "O PPS cresceu nos municípios brasileiros e concorrer às prefeituras com nomes do próprio partido tornou-se algo absolutamente natural", destaca.

Pré-candidata do partido à prefeitura de São Paulo e com 10% de intenções de voto na última pesquisa Datafolha, a ex-vereadora Soninha Francine está otimista com o lançamento de chapas próprias. "Fico feliz pela evolução das candidaturas do PPS. Precisamos almejá-las e construir campanhas verdadeiras", recomenda.

Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), pré-candidato a prefeito de Belém, as eleições de 2012 são fundamentais para o futuro do partido. "Teremos a possibilidade de construir uma nova página na história não só de Belém, mas também de centenas de municípios brasileiros”, ressalta.

Os pré-candidatos do partido já começam a ouvir a população para preparar os seus projetos de governo e traçam as estratégias para a campanha eleitoral de 2012. Além das capitais, o PPS também está centrando esforças nas cidades com mais de 200 mil habitantes.

Botando o bloco na rua

Belo Horizonte - Deputada estadual Luzia Ferreira

São Paulo - Ex-vereadora Soninha Francine

Rio de Janeiro – Deputado federal Stepan Nercessian

Recife - Ex-ministro Raul Jungmann

Belém - Deputado federal Arnaldo Jordy

Vitória - Deputado estadual Luciano Rezende

Manaus - Vereador Hissa Abrahão

Curitiba - Vereadora Renata Bueno

São Luís - Deputada estadual Eliziane Gama

Maceió - Ex-secretária Nadja Bahia

Macapá - Allan Sales, presidente do PPS-AP

Fortaleza - Empresário Alexandre Pereira

Campo Grande - Vereador Athayde Nery

Florianópolis - Luciano Formighieri, presidente do PPS da capital

Aracaju – Deputado federal Almeida Lima ou ex-secretário Nilson Lima

Palmas – Deputado estadual Sargento Aragão

Porto Velho - Ex-governador João Cahulla

João Pessoa – Deputado estadual Janduhy Carneiro ou Chico Evangelista

Goiânia – A definir

Rio Branco - Airton Chaves da Rocha, presidente do PPS-AC

Mais de 3,4 mil municípios já contam com a presença do PPS

De olho nas eleições municipais de 2012, partido ampliou o número de diretórios e comissões provisórias em todo o país

O PPS quase triplicou a sua presença nos municípios brasileiros em apenas oito meses. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido está organizado hoje em 3.462 cidades, o que corresponde a 62,20% dos municípios brasileiros. Em março, esse número não ultrapassava 1.328 cidades (23,86%).

“Os dados são bastante animadores e indicam que o PPS está em franco fortalecimento para eleger um significativo número de prefeitos e de vereadores nas eleições municipais do ano que vem”, prevê o secretário nacional de Comunicação do partido, Adão Cândido.

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de diretórios e comissões provisórias. Do total dos 645 municípios paulistas, o PPS está organizado em 549, ou seja, 83,5% do estado. Mas, proporcionalmente, é no Paraná onde a legenda tem maior presença, fincando base em 344 das 399 cidades do estado, um total de 86,2%.

Até o final do ano esse número pode aumentar, já que após os congressos municipais muitas comissões provisórias estão sendo regularizadas junto ao TSE, sendo que muitas delas passarão à condição de diretórios municipais.

Segundo Adão, o avanço da organização do PPS nas cidades brasileiras se deve, em grande parte, ao cumprimento da Resolução Orgânica nº 004/2010, do Diretório Nacional, que exigiu um balanço das eleições do ano passado nos estados com o objetivo de "acompanhar o desempenho e o comportamento dos diretórios ou comissões provisórias municipais, bem como dos dirigentes, candidatos, detentores de mandatos eletivos e filiados”.

Segundo Adão, a dissolução de diretórios e de comissões e a expulsão de dirigentes que não se empenharam para eleger os candidatos do partido nas eleições de 2010 contribuíram para a reestruturação e o fortalecimento do PPS para o pleito do ano que vem.

Em 6 meses, PPS atrai 62 mil novos filiados

O PPS cresceu consideravelmente nos últimos seis meses e recebeu 62.666 novos militantes. De acordo com balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda conta hoje com 483.501 filiados em todo o país. Os números desmontam previsões de analistas políticos e partidos governistas, que desde a eleição de Dilma Rousseff para Presidência da República vinham afirmando que a oposição iria encolher.

No entanto, a realidade aponta em outra direção. Entre abril e outubro, o PPS conquistou 62.666 novas filiações e perdeu 24.436, grande parte para o recém-criado PSD. Isso representa um saldo positivo de 38.230 militantes a mais, ou seja, um crescimento de 8,6% em seus quadros.

Em algumas regiões do país, o fortalecimento da legenda ganha destaque. No Distrito Federal, por exemplo, o PPS foi quem mais atraiu novos filiados. Foram 1.026 adesões contra apenas 13 desistências. Em números absolutos, os maiores reforços de quadros aconteceram em São Paulo (11.557), Minas Gerais (7.993), Paraná (6.087), Rio Grande do Sul (4.964), Pará (3.362), Maranhão (3.309), Santa Catarina (2.826), Bahia (2.399) e Rio de Janeiro (2.300).

PPS é o décimo em filiados

Dos 29 partidos com registro no TSE, o PPS é o décimo em número de filiados. Em primeiro vem o PMDB (2.420.327), seguido de PT (1.566.208), PP (1.436.670), PSDB (1.410.917), PDT (1.212.531), PTB (1.203.825), DEM (1.124.069), PR (785.780), PSB (592.412), PPS (483.501), PSC (372.933), PV (342.515), PCdoB (339.986), dentre outros.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: