quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OPINIÃO DO DIA – Fernando Henrique Cardoso: novos temas.

Antes os temas que nos preocupavam eram outros: subdesenvolvimento, pobreza, miséria, emprego. Claro que esses temas continuam presentes, mas novas questões ganham espaço na medida em que a prosperidade não resolve o problema da poluição, o congestionamento das cidades, a segurança das pessoas, o mau funcionamento da justiça etc.

Essa nova pauta, que se soma à antiga, é mais contemporânea. Surgem as lutas pelos direitos difusos, confusos e múltiplos. São direitos ligados à identidade de indivíduos e grupos, por vezes minoritários, mas atuantes. Eles estão no ar, embora ainda não tenham expressão política.

Isso se dá por duas razões: pela tradição autoritária, estatista e, portanto, antiliberal da esquerda e pela tradição elitista do próprio liberalismo, que não se preocupava com o social e, no plano econômico, não queria o Estado. Ou seja, a nova sociedade coloca questões que nossa tradição política tem dificuldade de absorver.

Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente da República. “A soma e o resto”, pág. 133. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2011.

Nenhum comentário: