quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Marina: movimento já sofre divergências

Juliane Menezes

RECIFE - O Movimento Nova Política, iniciado por Marina Silva logo após a sua campanha presidencial (2010), ainda nem foi lançado oficialmente em Pernambuco e já está passando por divergências internas. De acordo com fontes ligadas ao movimento, o Nova Política ainda não foi formalizado no Estado – evento que estava previsto inicialmente para o dia 7 de fevereiro – justamente devido a dissidências entre os partidários de Edilson Silva (PSOL) e de Sérgio Xavier (PV).

Edilson teria exigido que os membros do movimento fossem todos de oposição ao governo. Essa declaração atinge diretamente o principal parceiro de Marina Silva em Pernambuco, Sérgio Xavier, visto que ele é secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado. Edilson considera que a política do governador Eduardo Campos (PSB), que ele julga ser pautada por um “familismo” e por “displicência” com o meio ambiente (por conta do desmatamento em Suape e o projeto da construção de uma usina termelétrica no Estado,) não é compatível com os princípios do Nova Política, que defende a transparência e a sustentabilidade. Para ele, é “incoerente” que Sérgio Xavier seja ao mesmo tempo membro do Nova Política e do governo Eduardo, e disse achar “razoável” que o secretário saia do governo.

Fontes da direção do movimento afirmaram ao JC, no entanto, desconhecer tal posicionamento de Edilson e afirmam que ele não levantou essa questão durante as reuniões nacionais. Além disso, defenderam que o Nova Política não se trata de governo ou oposição, por ser aberto a qualquer pessoa, independentemente de estar vinculado a partidos políticos. Também julgam que Edilson “não conhece profundamente as questões do movimento” por não ter participado de sua fundação.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: